8 alimentos para fortalecer seu cérebro

Uma alimentação equilibrada é a chave para uma boa saúde. Vitalidade, prazer de viver, ânimo, disposição e um cérebro afiado.

Para uma boa saúde geral, precismos de uma boa saúde cerebral. Sem nosso cérebro não andamos, falamos, nem nosso coração funciona. Então mantê-lo saudável é uma boa estratégia para viver bem. Rs…

Existem alguns alimentos que são excelentes para manter a saúde desse órgão mais que importante, e aqui vão 8 deles.

1 – Nozes

Walnut2

A natureza é sábia, e com certeza não é à toa que as nozes têm o formato bem similar ao nosso cérebro. Fontes de gorduras mono e poliinsaturadas, elas são ricas em ômega 3, um ácido graxo imprescindível para nosso cérebro.

Além disso, é fonte de vitamina E, uma vitamina com grande ação antioxidante que ajuda a prevenir o declínio mental, e minerais como ferro, selênio e zinco.

 

 

2 – Berries

Foto: modernfarmer.com
Foto: modernfarmer.com

As famosas frutas vermelhas e roxas são riquíssimas em compostos bioativos com efeitos antioxidantes que tem um papel primordial na saúde cerebral, já que ajudam a neutralizar os efeitos dos radicais livres nas células do nosso organismo.

Dentre esses compostos bioativos encontramos o ácido elágico, o resveratrol e as antocianinas, que possuem efeitos protetores contra doenças cardíacas, câncer e degeneração celular.

Essas frutinhas lindas e deliciosas melhoram a circulação sanguínea e o fluxo de oxigênio para o cérebro, agindo sobre nossa memória, cognição e concentração!

 

DARK CHOCOLATE3 – Cacau

Quem é meu paciente ou amigo, sabe que chocolate pra mim é de 70% pra cima. O cacau é um excelente alimento, porém, os chocolates convencionais apresentam muito açúcar e pouco cacau. No fim das contas não adianta nada.

O ideal é consumir bons chocolates, que contenham, no mínimo, 70% de cacau e sejam com baixa quantidade (ou zero) de açúcar (olhar as embalagens).

O cacau é rico em flavonóides e polifenóis que possuem grande atividade antioxidante e anti inflamatória, melhoram nossa memória e nosso humor. Além disso, ele é fonte de alguns minerais igualmente importantes para nosso cérebro, como zinco, magnésio e fósforo.

 

Extra-Virgin-Olive-Oil4 – Azeite de oliva extra virgem

Todo mundo já ouviu falar nos benefícios da dieta mediterrânea. Grande parte desse sucesso se deve ao azeite de oliva extra virgem, que é amplamente consumido nos países do Mediterrâneo.

O azeite de oliva extra virgem é rico em gorduras monoinsturadas. Ele protege nossas células do envelhecimento precoce, melhora nossa memória, nossa função cognitiva e vem sendo estudado na prevenção de doenças neuro degenerativas como o Alzheimer.

Incluir um pouco desse óleo na sua alimentação, além de uma delícia, pode melhorar e muito sua qualidade de vida!

 

tumblr_mrrdd3QyOI1rj3wsho1_5005 – Abacate

Que eles são fonte de gorduras monoinsaturadas a maioria das pessoas já sabe. E, como vimos nos itens acima, elas são importantíssimas para a saúde neural.

Mas além das gorduras boas, o abacate contém vitaminas e minerais importantes para a saúde neural e cardiovascular, como vitamina K, folato e potássio, sem contar a grande quantidade de fibras.

No abacate também encontramos glutationa, um poderoso antioxidante que previne o envelhecimento celular derivado da ação dos radicais livres, e betasitosterol, um fitosterol que tem papel auxiliar na redução e controle dos hormônios do estresse e redução de colesterol.

 

açafrão6 – Açafrão

Antes quase desconhecida pelos brasileiros, a cúrcuma, ou açafrão da terra, vem ganhando destaque na culinária nacional.

Usada a milhares de anos na culinária asiática, a cúrcuma tem ações antioxidante e anti inflamatória excelentes, que são importantes para prevenir e retardar a degeneração neural, melhorar a memória e a função cognitiva.

Uma dica: usar sempre um pouco de pimenta preta junto com a raiz, para aumentar a absorção da curcumina, seu princípio ativo.

 

7 – Folhosos verde escuros

Esses eu nem precisaria falar da saúde cerebral, né? Vocês já sabem como as verduras verde escuras são benéficas para nossa saúde. Quem já se consultou comigo sabe que eu sempre recomendo comê-las. Se você não gosta de nenhuma, tente colocar pelo menos em smoothies ou sucos para não deixar de consumir essas maravilhas da natureza!

Os vegetais verde escuros são ricos em carotenóides, como luteína e betacaroteno, além de folato e vitamina E, todos com importante ação antioxidante e protetora das nossas células, prevenindo a degeneração e envelhecimento precoce, melhorando a cognição, auxiliando a formação de sinapses e fortalecendo nosso cérebro!

thMZPAWAH2

8 – Semente de abóbora

Eu amo! Aliás, como semente de abóbora, de girassol, de gergelim…as sementes são lotadas de nutrientes!

A semente de abóbora é rica em minerais muito importantes para nosso cérebro, como magnésio, zinco, cobre e ferro. Esses nutrientes são essenciais para nossa memória, sinapses e aprendizagem. A deficiência deles é ligada à degeneração celular, Alzheimer, depressão, confusão mental, baixa concentração, doença de Parkinson e fadiga mental.

Inclua sementes na sua alimentação diária!

 

Fontes:

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/24871475

https://academic.oup.com/jn/article/144/4/561S/4571638

https://www.acs.org/content/acs/en/pressroom/presspacs/2012/acs-presspac-march-7-2012/strong-scientific-evidence-that-eating-berries-benefits-the-brain.html

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/26501271

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4192974/

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/23810791

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/27088635

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/22892813

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/26092624

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/23670794

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/27651262

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC2805706/

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4477098/

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC2781139/

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5796761/

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/29263222

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/25659970

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/22639188

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/25071552

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/24440710

Deixe uma resposta