Os mahabhutas e os doshas

No ayurveda, existem os Pancha Mahabhutas, os 5 grandes elementos (Pancha = cinco; Maha = grande; bhuta = elemento), que são: Éter ou espaço, Ar, Água, Terra e Fogo.
Esses elementos estão presentes na natureza e dentro do nosso corpo, fazendo assim um link entre as forças interna e externa.
IMG_20191024_151115_502
Diz-se que, milênios atrás, tudo era consciência cósmica, pura. O éter (que é o elemento mais sutil) se formou pelas vibrações cósmicas. Do seu movimento, veio o elemento ar. Do atrito do ar, veio o fogo. Da dissolução do fogo, veio a água. E da solidificação da água, veio a terra.
Como disse acima, nosso corpo possui todos esses elementos, e, cada um desses elementos, possui atributos que se manifestam em nós.
É pelo Espaço (ou Éter) que tudo se manifesta, e pra onde tudo retorna. Ele não tem uma existência física, ele está presente entre a matéria. No nosso corpo ele está dentro dos ossos, nos espaços intracelulares e entre os órgãos, por exemplo.
O Ar é o estado gasoso da matéria. Ele é móvel, leve e dinâmico. Possibilita todo o movimento no nosso corpo, como os movimentos de respiração, excreção e sinapses.
A Água é a matéria em seu estado líquido. Ela é móvel, fria, e promove fluidez no corpo. Está presente nos fluidos corporais, como muco, sangue e urina, por exemplo.
A Terra é o estado sólido da matéria. Ela é sólida e estável. Traz forma e estabilidade pro corpo. Está presente em nossa estrutura, como, por exemplo, nos músculos, tendões e órgãos.
E o Fogo é a força que transforma tudo. O sólido em líquido, e este em gasoso, e vice versa. Ele é seco, não tem forma, é quente e penetrante. Gere todas as digestões. De alimentos, percepções e emoções.
Entender os atributos de cada elemento, e depois dos doshas, é ter em mãos uma ferramenta de cura muito refinada.

IMG_20191029_162155_146

A combinação de 2 desses elementos forma um dosha.
Vata é formado por ar e éter. Rege todo o sistema nervoso e o movimento do corpo, todos os fluxos e eliminações. Vata é leve, seco, instável, frio, móvel e irregular.
Pitta é a energia resultante da junção dos elementos fogo e água. Pitta é responsável por toda transfirmação. Ele governa a digestão, assimilação e metabolismo. Pitta é quente, leve, penetrante, um pouco oleoso, líquido e fluido.
Kapha vem da combinação dos elementos terra e água. Kapha é responsável pela estrutura, pelo suporte. Kapha é denso, oleoso, frio, estável, lento e pesado.
Vamos falando sobre cada um dos doshas de forma mais aprofundada ao longo de outros posts, seus atributos e características físicas e psicológicas.
Porém, já ouvi uma frase, nos meus estudos, com relação às informações que recebemos na nossa vida, que eu acho que ajuda a entender um pouco dos doshas, que é “Vata recebe, Pitta digere e Kapha guarda”
A maioria das pessoas costumas ter predominância de 2 doshas. Um mais evidente que o outro, mas ainda assim, ambos bem mais predominantes do que o terceiro.
É importante saber analisar bem os atributos dos doshas e características do indivíduo, para não confundir um desequilíbrio com a constituição original.
Voc já leu sobre os doshas? Qual vôcê acha que é a sua prakriti (constituição original)?

Deixe uma resposta