Comer frutas, legumes e verduras. De preferência, orgânicos. Isso todo mundo já ouviu falar.
Mas você já parou pra pensar no que coloca na sua pele?
A pele é o maior órgão do nosso corpo, e absorve tudo à que é exposta. Incluindo itens de beleza e higiene. Hidratantes, shampoos (couro cabeludo), maquiagem, desodorante, esfoliantes, cremes pro rosto, e por aí vai. Da pele essas químicas vão para nossa corrente sanguínea e nossas células, podendo gerar vários problemas de saúde a longo prazo. Lembrando que também somos expostos à química dos produtos de limpeza, mas isso já seria um outro post.
De parabenos nos shampoos a chumbo nos batons, e alumínio nos desodorantes…é uma lista infindável. Para quem se interessa pelo tema, vale dar uma conferida nesse post do site “Cosmetologia do Bem“. Lá você também acha muitas receitas de cosméticos caseiros para começar a se livrar dos que usa hoje.
Hoje em dia já temos uma enorme movimentação no mercado com empresas que se preocupam em entregar um produto sem agentes nocivos, veganos, orgânicos, e sustentáveis. Algumas marcas que uso e recomendo são Lola Cosmetics, Phytoervas, Sathya, Cativa Natureza, Arte dos Aromas, Orgânico Natural e Boni Natural, entre outras. Tem também sites especializados na venda desses produtos, como o Use Orgânico, onde você acha desde maquiagem até produtos para pet nessa linha.
Pra quem tem curiosidade pelo assunto, indico muito um mini documentário chamado “A História dos Cosméticos“, no YouTube. Já deixei a versão legendada pra vocês! 🙂
Se você cuida bem do que coloca dentro da boca, porque encheria seu corpo de venenos pela pele, pelos lábios, pelas axilas…? A mudança pode ser gradual, vai testando as marcas com as quais você mais se identifica, ou ente fazer alguns itens básicos como desodorante para começar.
Eu faço 1 desodorante super simples, que leva 1/2 xícara de leite de magnésia (aquele da farmácia, de beber), 1/4 de xícara de água e 15 gotas de óleo essencial de lavanda, recentemente me indicaram colocar umas gotinhas de melaleuca também, pela propriedade antibactericida. Chacoalha tudo no vidro que vai usar mesmo e tá pronto. Se você usa desodorante antitranspirante, vai notar a diferença na quantidade de suor, mas o certo é suar mesmo, não impedir que o suor saia. Você pode testar com outros óleos, de acordo com seu gosto.
Assim como na alimentação, se você vai fazer algum cosmético em casa, procure usar produtos orgânicos. Lembre-se que o que vai pra pele, vai pras células e pra saúde.