Escovação a seco: Porque e como fazer

Escovar o corpo a seco pode parecer estranho, mas esse procedimento super antigo traz muitos benefícios pro seu corpo, e é super simples, então não custa dar uma chance!

A escovação a seco é exatamente isso que você imaginou, passar uma escova seca, no seu corpo seco. Ela melhora a circulação, remova células mortas, fazendo uma esfoliação suave, deixa a pele mais macia e traz uma sensação revigorante.
Algumas pessoas relatam redução da celulite, porém não há nenhuma comprovação de que isso aconteça de fato. O que pode acontecer, é que,após a escovação, como a pele costuma ficar mais radiante, a pessoa tem a sensação de que a celulite diminuiu.
Para reduzir a celulite, uma boa alimentação, uma boa hidratação e atividade física regular é o combo que você deve seguir.

A escovação a seco deve ser feita com movimentos firmes, porém não pesados, pois pode machucar a pele sim! Tenha carinho com seu próprio corpo.
Escolha uma escova de cerdas naturais, nada de plástico! Hoje em dia é super fácil de achar, e tem de vários formatos. Com cabo longo, curto, sem cabo e com tira para prender a mão…faça a sua pesquisa e veja o que se adequa ao seu gosto.

Pessoas com psoríase, lesões de pele, erupções, queimaduras e qualquer outro tipo de acometimento na pele, devem evitar fazer a escovação nessas áreas. Se a sua pele é super sensível, melhor nem fazer em local nenhum do corpo. Na dúvida, consulte seu dermatologista.

Como a escovação energiza, retira as células mortas e melhora a circulação, eu indico fazer de dia, e antes da abhyanga, ou auto massagem, com um óleo vegetal de boa qualidade. Porém, não indico a esfoliação mais do que 1 ou 2 vezes na semana, já que o excesso pode ressecar muito a pele, ou gerar lesões e irritações em peles muito sensíveis.
Procure fazer os movimentos sempre na direção do coração, de cima pra baixo nas pernas e braços, e circulares nos ombros, joelhos, cotovelos e calcanhares. Não escove os seios e os mamilos, pois são mais sensíveis.
Não faça a escovação no rosto com a mesma escova do corpo, pois a pele do rosto é mais delicada. Nesse caso, use uma outra escova, menor e de cerdas super macias (também naturais), ou um esfoliante adequado ao seu tipo de pele. Mais uma vez, na dúvida, consulte seu dermatologista.

Se você se interessou pela escovação a seco, procure uma escova pra chamar de sua, e inclua esse ritual na sua rotina de autocuidado. Talvez naquele dia da semana em que você tem mais tempo de se cuidar, coloque um aroma de sua preferência no banheiro, escove o corpo, faça uma massagem e tome um banho revigorante.
A escovação não leva mais do que cinco minutos e pode ser um momento muito prazeroso!

Namastê

Deixe uma resposta