Que a gente tem que beber água, todo mundo sabe. A quantidade pode variar de pessoa para pessoa, de acordo com alguns aspectos, como intensidade de treino e taxa de sudorese, por exemplo. Mas, de uma forma geral, o senso comum de dois litros por dia, é um ótimo parâmetro para você se guiar.
Para alguns, bater a meta de ingestão de água é a coisa mais normal do dia, como escovar os dentes ao acordar. Porém, para outros, conseguir beber mais de 3 copos de água por dia é um sacrifício e tanto!
Existem alimentos (principalmente frutas e vegetais) que, além de ricos em nutrientes e maravilhosos para a saúde geral, também são abundantes em água e podem dar uma mãozinha na sua hidratação do dia a dia. Principalmente durante o verão, quando as temperaturas estão muito altas e o calor intenso. Isso não quer dizer que você não precise beber água caso consuma esses alimentos durante as refeições diárias. Porém, incluir esses alimentos ricos em água (alguns passam dos 90% do peso em água), ajuda a manter a hidratação corporal, refresca e não pesa nas calorias.
– Chuchu: rei das piadinhas de “só tem água”, o chuchu é ótimo para a saúde. Com fibras, vitamina K, zinco e ácido fólico, entre outros, ele é bom para o intestino, a pele, os ossos e o coração.
– Pepino: campeão da hidratação! O pepino é o alimento sólido com maior teor de água que existe. Ótimo em saladas e sanduíches, o pepino também fica excelente em sopas frias, e como petisco acompanhando homus ou outras pastinhas.
– Pimentão: não importa se é verde, amarelo ou vermelho, o pimentão tem mais de 90% de água e, por isso, é super hidratante. Nele também encontramos capsaicina, um poderoso antioxidante, e betacaroteno, precursor de vitamina A, importante para saúde de olhos, pele e cabelo. Escolha sua cor preferida e hidrate-se.
– Melancia: já conhecida pelo seu alto teor de água, a melancia é uma excelente fonte de licopeno. Esse poderoso antioxidante tem propriedades anticancerígenas e também é encontrado em outros alimentos vermelhos, como o tomate. Um suco de melancia com gengibre é super refrescante e hidratante! Não precisa nem coar.
– Aipo: baixíssimo em calorias, o aipo é riquíssimo não só em água, mas também em fibras. Essa combinação é ótima para manter a saciedade controlada por mais tempo. Além das fibras, encontramos no aipo vitaminas como ácido fólico, vitamina C e betacaroteno.
– Carambola: essa fruta tropical em forma de estrela não é só linda de se ver. Ela é rica em água, mas também em fitoquímicos como a quercetina e a epicatequina, antioxidantes importantes para a saúde cardiovascular.
– Tomate: com quase 95% de água os tomates são hiper hidratantes! Fatiado em saladas ou usado em sopas frias, os tomates maiores também são muito bem vindos no recheio de sanduíches. Mas as variedades menores como tomate uva e cereja podem servir como parte de lanches acompanhando castanhas ou queijos. Super práticos!
– Couve flor: rica não só em água, mas também em fitoquímicos que ajudam a prevenir doenças cardiovasculares e câncer, a couve flor é super versátil! Você pode fazer massa de pizza low carb, bolinhos e o “arroz de couve flor”, além de muitas outras receitas. Invista nela.
– Espinafre: com um pouco mais de 90% de água, o espinafre também é fonte de vitamina C, betacaroteno, potássio, folato e cálcio, entre outros nutrientes. Colocar algumas folhinhas cruas na salada, na massa ou no sanduíche refresca e aumenta o aporte de vitaminas e minerais.
– Brócolis: se a couve flor apareceu aqui, era esperado que a prima aparecesse também. Rica em fibras, betacaroteno e vitamina C, é a crucífera com maior teor de sulfarofano, substância com alta propriedade anticancerígena. Picada e cozida de leve no vapor, fica ótima em saladas para dar crocância.