Dicas Ayurvédicas para manter o equilíbrio no Verão

Ahhhh, o verão! Época esperada por muitos. Passar o dia na praia, beber um sucão de abacaxi com hortelã na beira da piscina, sair de férias com a família ou amigos, pele dourada, cabelo de sereia…

Parece tudo muito maravilhoso, mas o verão pode ter seus, digamos, efeitos adversos.

Como parte integrante da natureza, o ser humano sofre as interferências de tudo que nela ocorre. Isso inclui as mudanças climáticas. De acordo com o Ayurveda, o verão é uma época governada pelo dosha Pitta, quente, brilhante e penetrante, regido pelos elemento fogo e água, responsável por todo processo de transformação no nosso corpo, nossa determinação e poder de ação, mas em desequilíbrio também pode acarretar alguns distúrbios.

Todos nós iremos sofrer a ação de pitta dosha durante o verão. Dependendo de onde você mora (mais ou menos quente), e da sua constituição original (prakriti) o pitta pode se tornar mais ou menos acumulado e agravado, mas existem sinais que podem te ajudar a analisar o equilíbrio do seu pitta.

Um pitta desequilibrado pode apresentar olhos e pele irritados/vermelhos, inflamação, acne, ondas de calor, exaustão (quem aí também sente que aquele sol de 40ºC suga suas energias?), indigestão “quente”, onde há sensação de queimação, azia, intestino muito solto (pode ir várias vezes ao banheiro), com fezes bem amolecidas, podendo gerar uma diarréia, tendência à irritação, ciúme, agressividade e competitividade (todo mundo querendo ser o mais bonito do rolê). Por isso é tão importante refrescar o corpo (e a cabeça) e equilibrar esse pitta, para que o agravamento não evolua para um distúrbio mais grave, e para não gerar brigas…kkkkk.

E como chegar nesse equilíbrio?

Aqui vão 7 dicas para você pacificar seu Pitta nesse verão, e 1 pra quem passou do ponto no sol:

1 – O que beber para manter-se hidratado e fresco

Por mais óbvio que isso possa parecer, muita gente esquece de se hidratar corretamente no verão. Nessa estação perdemos muito líquido pelo suor, e nesse líquido também vão eletrólitos importantes. Uma desidratação grave pode levar ao desmaio, coma e até morte!

Beber água, água de coco e ingerir alimentos ricos em água, como pepino e melancia, são excelentes maneiras de se manter hidratado.

É comum querermos beber tudo muito gelado durante o verão, mas devemos tomar cuidado com a ingestão de bebidas geladas, principalmente durante a refeição, pois isso pode diminuir seu agni (o fogo digestivo), e o tiro sair pela culatra. Bebidas frescas e não congelantes é o mais indicado.

Ervas refrescantes como hortelã, menta e erva doce, dão ótimas águas saborizadas que refrescam o corpo independente da temperatura física. Leite de coco com uma pitada de cardamomo também é uma excelente bebida para pacificar pitta.

Atenção ao consumo de álcool, café e bebidas muito quentes ou ácidas. Todos agravam pitta.

2 – Ingira alimentos refrescantes e suaves

Assim como mudamos nossa forma de nos vestir de acordo com o clima, devemos mudar também nossa forma de nos alimentar.

No verão, com pitta agravado, o ayurveda recomenda evitar alimentos picantes, muito azedos e muito salgados, assim como aqueles com muito óleo/gordura. Frutas doces e da época, sopas frias, ervas e especiarias refrescantes, como coentro e erva doce, e alimentos leves como folhosos e brotos são ótimos para esse período.

Ingerir alimentos e especiarias que refrescam (ex: ghee, abobrinha, caqui, melão, aipo, hortelã, couve flor, laranja doce) serve justamente para resfriar nosso corpo de maneira equilibrada, sem apagar nosso fogo digestivo. Isso não quer dizer que não possamos tomar um sorvete de vez em quando, pelamordeganesha. O verão é a melhor época para tomar sorvete não é à toa. Mas parcimônia é tudo nessa vida, né, meu povo?! Um picolé de frutas é bem melhor do que um sorvete denso de creme, então opte pelo picolé na maior parte das vezes, e deixe o sorvete cremoso para os momentos em que valem mesmo a pena.

Muito cuidado com preparações muito quentes (em temperatura e qualidade), azedas e apimentadas. Todas agravam pitta.

3 – Exercite-se de maneira inteligente

Eu sei que no verão todo mundo quer ficar sarado, e diz que o sol chama pra fazer atividade física. E o corpo foi feito para se mexer mesmo. Porém, correr 10km debaixo do sol de meio dia não é exatamente a melhor escolha pro verão.

Exercitar-se já aumenta pitta naturalmente. Por isso, no verão, época em que o pitta do ambiente está bem elevado, devemos tomar cuidado com o excesso de atividade física, assim como onde e em que horário praticamos. Mas nem por isso você precisa ficar parado. Atividades aquáticas são ótimas opções. Fazer exercício em horários mais frescos, como no começo do dia, também é uma boa estratégia. Atividades que aquietam o corpo e a mente agitada e competitiva, como práticas mais suaves de yoga, produzem ótimos efeitos pacificadores de pitta.

Uma dica boa também é fazer alguns minutos de pranayamas que resfriam o corpo, como chandra, sitkari e sitali pranayamas.

4 – Aromaterapia

Usar óleos essenciais como lavanda, gerânio, laranja doce, ylang-ylang e rosas em difusores ou diluído em óleo de coco para uma boa massagem, é uma ótima maneira de relaxar e pacificar pitta.

5 – Cromoterapia

Lembra que falei ali no item 2 sobre como mudamos nosso guarda roupa de acordo com a estação? Pois bem, essa mudança acaba sendo mais no tamanho e tecidos das roupas, mas podemos ampliá-la para as cores também.

Já ouviu falar em cores frias e cores quentes? Pois é, as cores também podem interferir no nosso sistema. Tudo que é intenso, com cores fortes e formas agudas, agrava pitta. Logo, cores mais suaves e roupas mais fluídas são melhores nessa época.

“Mas Vanessa, eu AMO laranja!” Prefira tons mais pastéis e frescos das cores que você mais gosta. Não precisa viver de branco no verão.

6 – Hidrate sua pele com óleo de coco

O óleo de coco, além de hidratar muito a pele, também a esfria. Ele é comumente utilizado nas terapias de massagem ayurvédica para pessoas com pitta predominante ou em desequilíbrio, justamente pela sua capacidade de resfriar.

Por isso, depois do banho, tente hidratar sua pele com um pouquinho de óleo de coco (preferência orgânico), ao invés de hidratantes convencionais. Duas a três colheres de chá são suficientes. Coloque um pouquinho de cada vez na mão e esfregue uma mão na outra para aquecer suavemente o óleo e passe no corpo todo.

Atenção: isso não caracteriza abhyanga, massagem terapêutica onde o óleo costuma ser medicado com ervas, passado em abundância e morno no corpo, onde fica por, pelo menos, 20 minutos. Depois a pessoa vai pra sauna e por fim toma um banho para retirar o excesso.

7 – Ajuste seus horários

Como o verão tem dias mais longos, pode ser que você precise dormir mais tarde ou acordar mais cedo, quando o dia está mais fresco. Nosso corpo é muito inteligente, nós que não damos ouvido.

Se você observar a natureza, verá que os bichos vivem de acordo com as estações do ano. Migram, hibernam, fazem o que tem que fazer, sem que ninguém os tenha dito. A natureza deles está conectada com a da terra. E eles são guiados por ela.

Observe seu corpo e sua rotina, e faça os ajustes que seu corpo pedir.

8 – Queimou no sol?

Tente usar aloe vera (também conhecida como babosa. É só tirar o gel de dentro da planta), óleo de coco ou sumo de coentro sobre o local queimado. Caso a queimadura seja realmente muito forte, não exite em procurar ajuda de um dermatologista.

 

Espero que você aproveite muito o seu verão, sem queimaduras e sem agravar seu pitta!
Namastê

Deixe uma resposta