Hoje talvez seja o dia do ano em que as pessoas mais comem chocolate na vida! Se você ama chocolate como eu, e também come com inteligência, talvez não seja afetada pela comilança da páscoa, já que se permite comer o bendito, em pequenas porções, ao longo do ano.
Mas será que você gosta mesmo de chocolate, ou gosta é de doce sabor chocolate?
Infelizmente, no Brasil, o teor de cacau nos chocolates ainda é majoritariamente baixo. Sendo assim, o que muita gente come, na verdade, é um misto de gordura e açúcar, com um resquício de cacau, que é onde estariam os benefícios do chocolate para a saúde.
Eu amo chocolate, mas não consigo comer chocolate ao leite. Pra mim, é doce demais.
Já pegou um tico de cacau em pó puro e deu uma lambida no dedo? Pois é, cacau é amargo. E um bom chocolate também deveria ser, já que sua composição deveria apresentar, principalmente, massa e manteiga de cacau. E, de preferência, ter o mínimo de açúcar e nenhum leite (esse só deve aparecer nos chocolates ao leite e no chocolate branco, que mal tem cacau. Pois é).
A legislação Brasileira diz que um chocolate com percentuais de 35% de cacau já pode ser considerado meio amargo. Eu não sei nem dizer o tamanho do absurdo que isso é, mas enfim.
Muitas pessoas dizem que não conseguem comer chocolates amargos, mesmo aqueles que nem são tão amargos assim. Eu costumo procurar chocolates com 70% de cacau pra cima. No entanto, normalmente é mais fácil achar os de 60%.
Algumas marcas vendem chocolates de 40% de cacau como sendo meio amargos (graças à nossa legislação) e tem gente que não consegue comer, tamanha a dependência do sabor doce no paladar. Isso pode ser um problema muito maior do que a escolha do chocolate, já que essa preferência, com certeza, se alastra por toda a alimentação.
Já falei aqui sobre os 6 sabores do ayurveda. Se você quer entender um pouco sobre os benefícios de cada sabor, e os efeitos negativos de seus excessos, clica aqui.
Mas como modificar o paladar a ponto de comer um bom chocolate amargo com prazer?
Do mesmo jeito que tudo na vida. Fazendo e com o tempo habituando. Tipo café sem açúcar pra algumas pessoas. Uma hora vai.
Dito tudo isso, vamos ver quais são os benefícios do cacau para a saúde.
O cacau é uma fonte riquíssima de polifenóis, um tipo de antioxidante, que também achamos em alimentos como o chá verde e nas frutas vermelhas. Esses polifenóis agem na saúde cardiovascular, reduzindo a propensão ao infarto e a pressão arterial, e aumentando os níveis de HDL e reduzindo os de LDL.
Além de seu potencial antioxidante, o cacau apresenta uma série de minerais como ferro, magnésio, potássio, fósforo e zinco, e triptofano, precursor da serotonina, o hormônio do bem estar. Tudo isso junto fortalece a memória e reduz a inflamação, auxiliando no combate ao câncer e doenças cognitivas como alzheimer. Já falei sobre os efeitos do cacau na saúde cerebral aqui.
Vale ressaltar que o cacau é o alimento com maior teor antioxidante do mundo! Isso talvez não te faça escolher opções de chocolate com maiores teores de cacau, mas e se eu te disser que o cacau também tem efeito afrodisíaco? Aí você já começou a repensar suas escolhas, né…
Ninguém está dizendo que você nunca mais deve comer chocolate ao leite, mas o conhecimento é sempre válido para pautar suas escolhas. Se você gosta muito do sabor do chocolate ao leite, pelo menos saiba o que você está comendo.
Optar por chocolates com maiores teores de cacau é optar por opções mais saudáveis e muito saborosas! O paladar é algo que a gente consegue habituar. E, te garanto, que nunca mais volta a preferência por chocolate ao leite.
Independendo do chocolate que você vai escolher dessa páscoa em diante, a moderação é sempre bem vinda, pois tudo em excesso pode gerar resultados negativos.
Equilíbrio é a chave!
Boa páscoa!
Referências:
https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2019/12/17/aprovado-projeto-que-estabelece-percentual-de-cacau-em-chocolate
https://news.llu.edu/for-journalists/press-releases/new-studies-show-dark-chocolate-consumption-reduces-stress-and-inflammation-while-improving-memory-immunity-and-mood
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC2755165/
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5465250/
https://www.ahajournals.org/doi/full/10.1161/circulationaha.107.713867
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/12109813
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/25441094
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/24302679
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/21470061
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/31650528
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/26561075
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/21470061
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3038885/