Oil Pulling – A prática milenar pra saúde da sua boca e dentes

Talvez você já tenha ouvido falar em bochecho com óleo, o famoso “oil pulling”, mas…você sabe pra que serve?

O bochecho com óleo é uma prática milenar ayurvédica, que faz parte do dinacharya (rotina diária) e tem inúmeros benefícios para a saúde da boca e dos dentes. Na verdade, para a Ayurveda, fazer o bochecho com óleo também pode ser benéfico para prevenir e tratar inúmeras outras doenças, já que a boca é a porta do nosso sistema digestivo.

E quais são esses benefícios?
– Melhora o hálito
– Fortalece a mandíbula
– Auxilia na redução de placas
– Melhora a população microbiana
– Fortalece os dentes
– Previne gengivite e cáries
– Previne a secura da boca e lábios

E, como disse ali em cima, segundo a Ayurveda, também pode prevenir muitas outras afecções de saúde como dores de cabeça, melhora da acne e fortalecimento da saúde cardíaca.

Abaixo coloquei alguns estudos que comprovam muitos dos benefícios de bochecho com óleo.

Como fazer o bochecho com óleo?
Pela manhã, de estômago vazio, encha 1 colher de sopa de óleo de coco ou de gergelim (esses são os que uso, mas você também pode usar de oliva ou girassol, desde que o óleo seja prensado a frio e, se possível, orgânico), e coloque na boca. Bocheche por 10 a 20 minutos, e cuspa na lixeira (pelamordeshiva, não cospe na pia pra entupir-os-cano-tudo).
No começo é bem provável que você não consiga ficar tanto tempo, por isso, comece com 3 minutos, passe pra 5, e assim por diante. Eu fico uns 10 minutos.
Algumas pessoas recomendam escovar os dentes antes de fazer o bochecho, eu prefiro escovar depois. Minha ordem é: raspar a língua, fazer o bochecho, escovar os dentes e depois ingerir qualquer coisa (água morna, no meu caso).
Faça qualquer outra coisa enquanto bochecha, vai separando sua roupa, arrumando a cama…

Você pode fazer o bochecho em outros momentos do dia, mas sempre faça de estômago vazio, pois pode ter a sensação de náusea, caso faça de estômago cheio.

Um adendo! O óleo de coco fica mais consistente em climas frios, daí ou você aquece um pouco antes de fazer o bochecho, ou deixa o óleo “derreter” na sua boca. Daí eu prefiro usar logo o óleo de gergelim, até porque, ele é um óleo de natureza quente, melhor para climas mais frios. O óleo de coco é de natureza mais fria, deixo pro verão e dias em que o óleo está naturalmente líquido.

Bocheche e sorria!

Namastê

https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/27261981/

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5713846/

https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/19336860/

https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/18408265/

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5109859/

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5654187/

https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/21911944/

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4290321/

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5198813/

Deixe uma resposta