Vata Dosha: Características e desequilíbrios

Vata dosha é um dos 3 humores ou biotipos dentro da medicina Ayurveda. Se você não sabe muito bem o que é Ayurveda, clica aqui.

Como já vimos antes, cada dosha é formado pelo conjunto de 2 elementos, e todos nós apresentamos os 3 doshas, porém em porcentagens diferentes. Para o Ayurveda, não existe ninguém com a mesma constituição igual a sua. Mesmo que você seja Vata-Pitta, por exemplo, e alguma amiga sua também, vocês terão “níveis” diferentes de cada elemento e , consequentemente, de cada dosha, e, assim, apresentarão algumas características diferentes.

Vata é formado pelos elementos ar e éter. Ele rege todo o sistema nervoso e todos os movimentos do corpo. Vata é frio, leve, seco, instável, áspero, móvel e irregular.
As pessoas de constituição predominantemente vata normalmente são longilíneas, podendo ser altas ou baixas, podem apresentar cabelos grossos, mas escassos e ressecados, em geral, tem dificuldade em ganhar peso e massa muscular, apetite variável, costumam ter olhos pequenos e secos, com a esclera mais acinzentada e sobrancelhas irregulares, pele mais seca e fria ao toque, língua longa e fina, ossos proeminentes, e tendem a falar bastante e usar as mãos enquanto falam.
São alegres e criativas, tem picos de energia, fazem amigos facilmente, gostam de viajar e conhecer lugares diferentes, e precisam de mudanças constantes na rotina, mesmo que pequenas, pois enjoam fácil do cotidiano.
Andam rápido, estão sempre pensando, tem milhares de ideias, mas tem dificuldade de tomar decisões e colocar os planos em prática. Aprendem fácil, mas esquecem com a mesma facilidade.
Costumam ter o sono mais leve, com tendência a insônia, e seus sonhos são agitados e até um pouco confusos. E é comum acordarem do nada entre 2 e 4 da manhã, pois esse é um horário dominado pelo dosha vata (entre 2 e 6, e entre 14 e 18).

Os doshas tem sítios principais no corpo, onde geralmente aparecem os primeiros sintomas de desequilíbrio. O de vata dosha é o intestino grosso/cólon. Porém, há outros locais no corpo com predominância de cada dosha, para onde os desequilíbrios “extravasam” primeiro quando não são tratados.
Os outros sítios de vata são: ossos e articulações, ouvidos, sistema nervoso, pele, coxas e quadril.

Alguns dos desequilíbrios de vata são gases, distensão abdominal, constipação por secura (o intestino grosso é sítio do dosha vata), ansiedade e preocupação excessivas, pele e mucosas ressecadas, circulação fraca (mãos e pés frios), dores na lombar, fome variável (esquece de comer), zumbidos no ouvido, cabelos mais secos e quebradiços, dores articulares, e articulações secas, que “estalam” com facilidade, com forte tendência a problemas articulares, exaustão e tosse seca.

Para equilibrar vata dosha é importante adotar uma alimentação pacificadora de vata, com alimentos mais quentinhos e cozidos, com oferta de uma quantidade boa de gorduras de qualidade, e priorizando alimentos de sabor doce, salgado e azedo, além do uso de especiarias carminativas (como cominho e erva doce) e quentes (como gengibre e cúrcuma). Evitar o consumo de alimentos frios e crus, além de preparações muito secas. Os sabores adstringente, amargo e picante devem ser oferecidos com moderação, pois podem desequilibrar vata.
A adoção de uma rotina diária, com horários para se alimentar e dormir, é imprescindível para a saúde de vata dosha. A auto massagem completa, com óleos quentes e nutritivos, como gergelim e amêndoas, deve entrar em sua rotina, pelo menos, 3x/semana.
Alguns óleos essenciais interessantes para vata são: mirra, cedro, laranja doce, cravo, canela, gengibre, bergamota, camomila e valeriana, que podem ser usados no ambiente, difusor pessoal ou junto com o óleo de massagem.
Cultivar uma prática de yoga, pranayama e meditação é importante para trazer mais concentração e foco para vata dosha.

É sempre importante lembrar que podemos ter predominância de mais de um dosha, ou seja, você pode reconhecer características bem fortes de mais de um dosha em você (como o Vata-Pitta que comentei no começo do texto). Além disso, não podemos confundir prakriti, a constituição original, com vrikritti, o desequilíbrio apresentado no momento.
Em caso de dúvida, consulte um terapeuta ayurvédico.

Namastê

Deixe uma resposta