Se você não leu o post de Vata dosha, pode começar por lá. Depois volta aqui.
Pitta dosha é outro dos 3 humores ou biotipos dentro da medicina Ayurveda. Ele é formado pelos elementos fogo e água. Ele rege todas as transformações e o metabolismo do nosso corpo. Pitta é quente, leve, um pouco oleoso, líquido, penetrante e móvel.
As pessoas de constituição predominantemente pitta normalmente possuem estrutura mediana (não perdem peso com a facilidade de vata, mas não acumulam como kapha), e facilidade para ganhar massa magra. Tem olhos penetrantes, esclera mais amarelada e com tendência à fotossensibilidade. A pele é quente e rosada, com tendência à acne e manchas, e podem apresentar sardas. Os cabelos costumam ser mais lisos e claros, e ficam calvos ou grisalhos cedo. Apresentam boa digestão, com fome e eliminações sempre no mesmo horário, e ficam irritados se passar da hora de comer. Suam facilmente e podem exalar um odor desagradável.
São articulados e bons oradores, são organizados, empreendedores e inteligentes, e gostam de desafios. Podem ficar bastante irritados e com raiva quando estão sob pressão. Andam de forma segura e com passo firme, e reagem ao mundo visualmente.
São exigentes, práticos e críticos, e não gostam de perder tempo. Quando equilibrados são calorosos e excelentes líderes.
Costumam ter um sono reparador, mas podem ter insônia por excesso de preocupação (cabeça quente). Seus sonhos são coloridos e apaixonados.
Os doshas tem sítios principais no corpo, onde geralmente aparecem os primeiros sintomas de desequilíbrio. O de pitta dosha é o intestino delgado. Porém, há outros locais no corpo com predominância de cada dosha, para onde os desequilíbrios “extravasam” primeiro quando não são tratados.
Os outros sítios de pitta são: sangue, olhos, estômago, coração, fígado e glândulas sudoríparas (controle do calor).
Alguns dos desequilíbrios de pitta são azia e queimação, úlceras, rosáceas, psoríase e dermatites em geral, alta irritabilidade, gastrite, enxaquecas, hipertensão arterial, diarreia, inflamações, hemorragias, aumento excessivo de suor e urina, coloração amarela nas fezes, ardência ao urinar ou defecar, febre, olhos muito irritados/vermelhos, fome e sede excessivas. Podem se viciar no trabalho ou em atividades físicas, e ficam extremamente competitivos e julgadores.
Para equilibrar pitta dosha é importante adotar uma alimentação pacificadora de pitta, com alimentos mais frescos e refrescantes, priorizando os de sabor doce, amargo e adstringente. Evitar o consumo de alimentos muito ácidos, salgados ou picantes, excesso de carnes e óleos, além de cafeína e álcool. Coentro, erva doce e cúrcuma são alguns dos bons temperos para pitta.
A prática de atividades físicas na água é ótima para esfriar pitta. Esportes que incentivem o trabalho em equipe também são bons para equilibrar esse dosha.
A auto massagem completa, com óleos refrescantes e mais leves, como óleo de coco e de semente de uva, pode ser incorporada de 1-3x/semana.
Alguns óleos essenciais interessantes para pitta são: rosa, lavanda, camomila, sândalo, jasmim, vetiver, sálvia e melissa, que podem ser usados no ambiente, difusor pessoal ou junto com o óleo de massagem.
Cultivar uma prática de yoga, pranayama e meditação é importante para trazer mais leveza e serenidade para pitta dosha.
É sempre importante lembrar que podemos ter predominância de mais de um dosha, ou seja, você pode reconhecer características bem fortes de mais de um dosha em você. Além disso, não podemos confundir prakriti, a constituição original, com vrikritti, o desequilíbrio apresentado no momento.
Em caso de dúvida, consulte um terapeuta ayurvédico.
Namastê