Kapha Dosha: Características e desequilíbrios

Se você ainda não leu os posts de Vata dosha e Pitta dosha, pode começar por lá. Depois volta aqui.

Kapha dosha é o terceiro (não é ordem de importância, apenas a que eu escrevi) dos 3 humores ou biotipos dentro da medicina Ayurveda. Ele é formado pelos elementos terra e água, e é responsável pela estrutura, lubrificação e coesão de tudo no nosso corpo. Kapha é frio, denso, oleoso/úmido, pegajoso, pesado e estável.

As pessoas de constituição predominantemente kapha normalmente possuem estrutura maior, com facilidade de ganhar e dificuldade para perder peso. Tem olhos grandes, brilhosos e com a esclera bem branquinha, seus cílios costumam ser bem fartos (aquele cílio maravilhoso de curvex) e as sobrancelhas grossas. Sua pele é um pouco fria e bem sedosa, mas também um pouco pálida. Os cabelos tem mais volume e podem ser cacheados.
O metabolismo de kapha é mais lento, seu intestino normalmente é mais preguiçoso (pode apresentar constipação por lentidão, não por secura, como vata. As fezes de kapha são mais gordurosas) e a digestão demorada, e costumam ter retenção hídrica. Seu apetite é mais estável e tende a não ter tanta fome, mas pode comer emocionalmente, principalmente carboidratos simples e gordura. Apesar de possuírem boa resistência e energia, não tem muita iniciativa para a prática de exercício, e precisam ser estimulados a se mexer. Quem tem predomínio de kapha gosta de rotina e é mais avesso às mudanças.
Quando equilibrados são calmos, leais, tolerantes e carinhosos, possuem a fala melodiosa e são bons ouvintes. Demoram a tomar decisões, aprendem mais devagar, mas tem uma excelente memória e guardam bem as informações.
Em geral, tem um sono pesado e sentem que precisam de mais horas de sono para que seja reparador. Se beneficiariam muito de acordar antes das seis da manhã, que é quando se inicia o primeiro horário de kapha (6-10am).

Os doshas tem sítios principais no corpo, onde geralmente aparecem os primeiros sintomas de desequilíbrio. O de kapha dosha é o estômago. Porém, há outros locais no corpo com predominância de cada dosha, para onde os desequilíbrios “extravasam” primeiro quando não são tratados.
Os outros sítios de kapha são: pulmões, nariz, pâncreas, garganta, boca (saliva) e língua, e sistema adiposo.

Alguns dos desequilíbrios de kapha são náusea e enjoo, sensação de empachamento e perda de apetite, aumento de peso, possessividade, apego (coisas e pessoas) e dependência emocional, excesso de muco e congestão, doenças respiratórias, diabetes, depressão, sono excessivo, edema, inércia, urina turva, fezes esbranquiçadas e perda de força.

Para equilibrar kapha dosha é importante adotar uma alimentação pacificadora de kapha, com alimentos mais secos e quentes, priorizando os de sabor picante, amargo e adstringente. Evitar o consumo de alimentos muito doces, salgados ou ácidos, laticínios, alimentos gordurosos e frios. Mostarda, feno grego e noz moscada são alguns dos bons temperos para kapha.
A auto massagem deve ser mais seca, com menor quantidade de óleo (mostarda, gergelim e girassol), e pode, inclusive, ter algum pó misturado, como cálamo, para aumentar a fricção e gerar o movimento necessário para kapha. Na dúvida, use apenas óleo em casa e deixe o pó para massagens com terapeutas.
Alguns óleos essenciais interessantes para kapha são: hortelã pimenta, gengibre, canela, ylang-ylang, eucalipto, cravo, laranja e tomilho, que podem ser usados no ambiente, difusor pessoal ou junto com o óleo de massagem.
Esportes que gerem calor e movimento são necessários para kapha, que tendem a suar pouco. Práticas de yoga e pranayamas que estimulem esses atributos também são excelentes para equilibrar kapha dosha.

É sempre importante lembrar que podemos ter predominância de mais de um dosha, ou seja, você pode reconhecer características bem fortes de mais de um dosha em você. Além disso, não podemos confundir prakriti, a constituição original, com vrikritti, o desequilíbrio apresentado no momento.
Em caso de dúvida, consulte um terapeuta ayurvédico.

Namastê

2 comentário em “Kapha Dosha: Características e desequilíbrios

Deixe uma resposta