Dentro da Ayurveda nossa alimentação, assim como nossa rotina, deve mudar de acordo com a estação do ano. Isso se chama Ritucharya (Ritu = estação; Charya = movimento).
O começo do inverno ainda é bem influenciado por vata dosha, com vento e clima mais seco e frio. Do meio pro final da estação, a influência de kapha dosha vai aumentando, com seus atributos de frio, densidade e umidade, até que a primavera chega, quando kapha está no seu ápice (isso pode variar de região para região, pois em algumas regiões o clima pode ser bem úmido desde o começo do inverno).
Sendo assim, nesse período do ano, devemos buscar uma alimentação mais quente e um pouco mais untuosa, que traga densidade, calor e nutrição. A natureza é sábia e já nos fornece os alimentos certos para cada época do ano. Não é à toa que ficamos rodeados de abóboras, batatas doces, cenouras, inhames e abacates nesse período. Esses alimentos equilibram os atributos de vata que ficam tão exacerbados nessa época.
Incluir especiarias quentes como canela, cravo, gengibre, noz moscada, anis, semente de mostarda e páprica, em chás ou na comida, é excelente para enriquecer as preparações de inverno.
Dentro do dinacharya, nosso horário de acordar também pode mudar (a não ser que você tenha que acordar num horário específco por questões de trabalho), já que, seguindo o ciclo circadiano da natureza, no inverno os dias ficam mais curtos. Ou seja, para acordar antes do sol nascer no período do verão, você tem que levantar bem mais cedo do que no inverno, quando o sol nasce por volta de 6 horas (aqui no Rio de Janeiro).
Sua prática de yoga pode ter atributos mais pacificadores de vata e kapha dosha, com asanas que promovam aquecimento e lubrificação, em períodos mais secos, e aquecimento e movimento, em períodos mais densos (como dias chuvosos e escuros). Os pranayamas também seguem a mesma linha. Bhástrika (contra indicado para cardíados, hipertensos, glaucoma, descolamento de retina e gestantes), surya pranayama e nadi shodhana são bem vindos.
De forma geral, no inverno, continuar com os cuidados que você vinha tendo ao longo do outono é essencial. Fazer refeições quentinhas e nutritivas, e manter rotinas de autocuidado como a auto oleação (abhyanga), ou a oleação dos pés, a padabhyanga, para trazer calor, e nutrição pro corpo e alma.
O inverno é um período de recolhimento. Conforme os dias vão ficando mais curtos, frios e escuros, vamos nos cercando de amor e calor, cuidando de nosso corpo, mente e espírito.
Um adendo: Segundo os textos ayurvédicos, o inverno é a época em que “podemos” fazer mais sexo. Fica a dica aí para os casais!
Para recomendações individuais, procure um terapeuta ayurveda.
Namastê