Existe um conceito em Ayurveda que se chama Viruddha Ahara. Em tradução livre, Viruddha quer dizer oposição, e Ahara alimentação. Ou seja, Viruddha Ahara são alimentos opostos.
Mas o que isso quer dizer, exatamente?
Em Ayurveda existe uma lista de alimentos incompatíveis, isto é, alimentos que não devem ser consumidos juntos, pois a combinação é indigesta. Um alimento reduz ou impede a digestão do outro.
Quando as pessoas leem sobre Viruddha Ahara, elas acham um absurdo, um exagero, “Mas eu sempre comi isso!”, dizem (como o estrogonofe tão gostoso da sua mãe). Porém, quando uma pessoa é constantemente exposta à algo, ela pode se adaptar ao algo. Mas isso não quer, necessariamente, dizer que a combinação não lhe gera nada, talvez seu corpo apenas não envie mais alguns sinais. Ou talvez você não tenha parado para perceber quais preparações te causam os sintomas que vem sentindo.
Além disso, se formos avaliar a quantidade de gente com sintomas digestivos “sem causa aparente”, doenças derivadas da alimentação, e remédios vendidos para tratar esses sintomas (má digestão, acidez, gases…), começamos a perceber que, na verdade, Viruddha Ahara não é uma lista estranha dos indianos, e sim uma realidade que incomoda muita gente!
Segundo a Ayurveda (e devo lembrar que essa é uma medicina milenar, tudo foi escrito mais de 5 mil anos atrás), existem combinações alimentares que diminuem o nosso fogo digestivo (agni), desequilibram os doshas (biotipos) e podem provocar inúmeros sintomas como fermentação, formação de gases, indigestão e até putrefação do que foi ingerido. As frutas, por exemplo, devem, preferencialmente, serem consumidas sozinhas. Como são, em geral, levemente ácidas e de fácil digestão, quando consumidas com outros alimentos, acabam fermentando, enquanto o restante ainda está sendo processado.
É óbvio que, comer uma dessas combinações uma vez, não vai te causar nenhuma doença. Talvez apenas uma distensão abdominal intensa, refluxo, sensação de empachamento muito prolongada e alguns arrotos (ops!). Mas, se alimentar constantemente dessas combinações pode gerar um acúmulo grande de ama (biotoxinas) e levar à distúrbios como sinusite, alergias (difícil não conhecer ninguém alérgico hoje em dia, não?), enxaquecas e dermatites, entre outros.
Vamos ver algumas dessas combinações incompatíveis (gostaria muito de ver a sua cara lendo isso)!
1 – Leite (animal) com: frutas em geral, porém principalmente banana, melão e frutas ácidas/cítricas, alho, e carne.
2 – Iogurte com: leite (animal), frutas ácidas/cítricas, bebidas quentes, ovos, manga, amido, queijos, banana, peixe, carne, solanáceas.
3 – Melão com: qualquer coisa. Coma melão sozinho.
4 – Ovos com: leite (animal), iogurte, carne, peixe, melão, queijos, frutas e batatas.
5 – Amido com: Ovos, leite (animal), tâmaras.
6 – Mel com: ghee (se em proporções iguais). Mel aquecido (deve ser colocado no alimento pronto).
7 – Queijos com: leite (animal) e outros produtos lácteos (como iogurte), carnes, frutas e feijões.
8 – Limão com: iogurte, leite (animal), pepino, tomate.
9 – Solanáceas (batata, pimentão, tomate e berinjela) com: iogurte, leite (animal), melão, pepino.
“Mas, minhanossasenhoraaparecida!?”, você deve estar pensando, “o que eu faço agora?”.
Calma, que tem jeito.
Algumas combinações você pode simplesmente não fazer mais, com substituições que não alteram em nada, como fazer um mingau de banana com leite de amêndoas, no lugar do de vaca (pode fazer até com água!).
Mas, lembre-se que, o mais importante disso tudo é a sua digestão. Um fogo digestivo eficiente é capaz de digerir tudo, ou transformar o veneno em néctar, como já ouvi por aí.
Então, cuide da sua digestão, acima de tudo.
Porém, existem coisas que podemos fazer para amenizar os efeitos dessas combinações incompatíveis.
Abaixo algumas dicas:
– Usar especiarias no preparo dos alimentos que irão melhorar a digestibilidade deles. Alguns exemplos são: pimenta do reino, pimenta caiena, cúrcuma, cravo, canela e gengibre.
– Fazer um aperitivo digestivo para comer antes da refeição (caso sinta que está com agni baixo, ou vá comer algo de digestão mais pesada): pegue uma rodela de gengibre (1/2 cm, sem casca), pingue umas gotas de limão e salpique uma pitada de sal. Mastigue esse aperitivo 30 minutos antes da refeição.
– Prato de uma panela só: uma preparação como o kitchari (prato típico da ayurveda), onde todos os alimentos (cereal, leguminosa e vegetais) são cozidos juntos, facilita a digestão deles. Segundo a Ayurveda, quando cozinhamos os alimentos todos juntos, eles podem “se apresentar uns aos outros”, e aumentam sua digestibilidade.
– Não comer se não estiver com fome. Parece óbvio, mas muita gente empurra comida pra dentro, mesmo se ainda não digeriu toda a refeição anterior, e isso vai diminuindo seu agni. Então, observe sua fome para comer.
Se observar é a melhor coisa quando o assunto é alimentação (e saúde, de forma geral). Saber identificar quais alimentos são nocivos para você, o que te causa gases, refluxo, enxaqueca ou qualquer outro sintoma desencadeado pela comida.
Entender que cuidar da sua digestão é primordial para que haja assimilação correta de nutrientes, eliminação correta de resíduos e nutrição de todos os tecidos. E que uma pessoa com boa saúde e bom agni pode, ocasionalmente, comer alimentos não tão saudáveis e tudo bem, porque seu organismo estará apto a lidar com aquilo. Porém, uma pessoa com agni fraco e saúde debilitada, pode sentir indigestão com uma simples maçã.
Aprenda a observar e escutar seu corpo, e colabore com ele.
Namastê
Referências:
– https://www.easyayurveda.com/2013/03/14/bad-food-combinations-and-solution-as-per-ayurveda/
– https://www.ayurveda.com/resources/food-and-nutrition/incompatible-food-combining
– The Complete Book of Ayurvedic Home Remedies – Dr. Vasant Lad