Primavera. Estação das flores e cores (e do meu aniversário ^^), onde a natureza começa a acordar do aquietamento do inverno. Onde tem gelo, este começa a derreter, e, assim, a umidade que estava presa na natureza também começa a se mover, para que haja uma limpeza dos acúmulos do inverno.
E, como sempre, tudo que acontece na natureza, também acontece em nós. Na primavera, o kapha que se acumulou no inverno começa a se movimentar. É por isso que muitas pessoas, principalmente as que já tem predomínio de kapha, apresentam alergias nessa época do ano. Já falei aqui um pouco sobre as alergias sazonais. Se você não viu, clica aqui.
A primavera é uma excelente época para que nós façamos uma limpeza também. E não só aquela limpeza do armário, retirando roupas para doar (pode manter essa, inclusive), mas uma limpeza no nosso sistema, cuidando do nosso agni, priorizando alimentos mais leves do que os que consumimos no inverno, de digestão mais simples, com uma alimentação mais pacificadora de kapha, nos exercitando um pouco mais, etc.
Boa época para marcar a consulta que você vem adiando! 🙂
Na Ayurveda, temos o que chamamos de Ritucharya. Ritu significa estação, e Charya, movimento. Ritucharya representa as mudanças que fazemos na nossa alimentação e rotina, de acordo com as estações do ano, para reduzir e/ou prevenir os efeitos negativos que as mudanças que acontecem na natureza, e, consequentemente, nos seus atributos, possam ter sobre nós. Em especial para aqueles cujo dosha predominante é o que fica agravado na estação em questão.
No começo da primavera, o dosha que se agrava é kapha, e pra te ajudar, fiz uma lista de sugestões para esse período! Segue as dicas abaixo:
– A ayurveda recomenda uma alimentação morna e pouco úmida, com moderação nas quantidades.
– Evitar lácteos, principalmente pela manhã, no horário kapha (6 às 10hs).
– Priorizar alimentos amargos, picantes e adstringentes, como leguminosas e vegetais verde escuros, e especiarias como pimenta do reino, gengibre, cúrcuma, pimenta caiena.
– Evitar alimentos e preparações gordurosas e pesadas, assim como alimentos de sabor doce, salgado e ácido.
– Evitar alimentos e bebidas muito gelados e/ou cremosos (oi sorvete!).
– Ter uma rotina de atividade física. Caminhar todas as manhãs, ou fazer algumas sequências de surya namaskar, para trazer movimento e calor. Posturas de yoga para kapha dosha, como peixe (matsyasana), camelo (ustrasana) e vela (sarvangasana), também são muito bem vindas na sua prática.
– Limpeza das vias aéreas diariamente. Uso do lota e de pranayamas como bhástrika são indicados. Observar contra indicações do bhástrika: hipertensos, cardiopatas, gestante, glaucoma, cirurgia recente na região abdominal.
– Evite dormir durante o dia, e procure despertar com o sol.
Conforme a primavera vai avançando, e o calor se intensificando, as características vão mudando para as de pitta dosha, que domina no verão. No final da primavera, já devemos começar a mudar a alimentação para uma que seja mais refrescante, equilibrando o calor (fogo) de pitta. Por isso, é importante se observar dia a dia, e perceber sempre como está o clima e como você está naquele momento, para que possa fazer as melhores escolhas para você.