Difícil conhecer alguém que não goste de viajar. Conhecer lugares novos, pessoas diferentes, culturas interessantes, comidas que nunca experimentou…são muitas as novidades e experiências enriquecedoras.
Porém, é comum as pessoas sofrerem com alguns distúrbios quando estão viajando, principalmente quando a viagem é de avião e para lugares com outros fusos horários.
Todos os doshas podem sofrer alterações durante viagens, mas o que costuma ser mais desequilibrado, é Vata dosha. Vata governa o movimento, e é formado pelos elementos ar e espaço, então vata dosha e viagens tem tudo a ver. Muitas vezes a ansiedade pré viagem já começa a mexer com esse dosha antes mesmo de você fechar as malas. E, ao chegar ao seu destino, sintomas como constipação, gases e distensão abdominal, pele e olhos secos, insônia e exaustão, são alguns dos mais relatados durante as viagens.
Pitta pode sentir-se estressado (querendo controlar tudo), além de sofrer com azia e queimação, ao se empolgar nas aventuras gastronômicas.
Kapha pode ter uma crise de preguiça com tantos passeios a serem feitos e lugares a serem explorados. Kapha gosta de conforto e rotina, então pode se sentir um tanto angustiado em viagens.
Para equilibrar os doshas durante as viagens, algumas dicas são essenciais!
Anota aí:
1 – Mantenha o mínimo de rotina:
Procurar manter os horários de dormir e acordar, assim como o de comer, é ótimo para ajudar a equilibrar vata. Sim, você está de férias, mas seu corpo precisa de uma rotina para que funcione da maneira mais adequada.
Na Ayurveda a gente fala muito de dinacharya, e como as rotinas são fundamentais para a saúde. Conserve suas rotinas matinais e noturnas o tanto quanto possível. Se você já tem hábito de raspar a língua e beber água morna de manhã, mantenha isso nas viagens. Se faz uma meditação ou lê umas páginas de um livro antes de dormir, siga fazendo isso.
E, se você é vata, mantenha também a rotina de auto oleação, que será super importante para trazer aterramento e equilibrar o dosha. Mesmo que você não faça uma abhyanga completa, oleie os pés, cabeça e orelhas.
2 – Não piore o jet lag:
É comum as pessoas chegarem cansadas ao seus destinos e quererem dormir, mas isso é péssimo para o seu ciclo circadiano. Você pode recostar por alguns minutos, ou colocar as pernas para cima, para ajudar a circulação e dar uma relaxada após a viagem, porém evite dormir, principalmente em locais cujo fuso é bem diferente do seu normal.
Procure manter-se acordada(o) e vá dormir na hora em que você dormiria em casa. Se estiver sol no local de destino, deixe que ele penetre em sua pele por alguns minutos, para trazer prana e energia.
3 – Hidrate-se:
Antes da viagem é importante manter uma alimentação pacificadora de vata (que já irá se desequilibrar, principalmente em quem é vata), com alimentos mais úmidos e um pouco oleosos. Isso irá ajudar a prevenir o ressecamento e a constipação, comuns nessas situações.
Se estiver viajando de avião, evite álcool e café. Peça água morna ou chá de gengibre, se possível, para manter a hidratação e também seu agni fortalecido.
Durante os dias da viagem, beba água em pequenos goles durante o dia, ao invés de passar o dia todo sem água e depois beber meio litro de uma vez. Isso não adianta para se hidratar.
4 – Evite a constipação:
Manter a rotina e a hidratação (e a água morna pela manhã), como dito nos itens acima, já ajuda muito, mas existem outras coisas que você pode fazer para evitar ficar sem evacuar na viagem.
Priorize alimentos quentinhos e cozidos, e evite crus e secos. Uma alimentação mais pacificadora de vata, vai ajudar seu corpo a fazer as eliminações. Se você já tem tendência a ficar constipada(o) em viagens, evite as castanhas e amendoim no avião, e o almocinho de salada verde crua (com medo de engordar na viagem).
5 – Prove novos sabores, mas sem exagero:
Se você é mais pitta, cuidado com o excesso de álcool e de comidas apimentadas e oleosas. Os exageros podem lhe render desde uma queimação até uma diarréia severa que irá comprometer sua viagem.
Para os kaphas, cuidado para não querer comer o mundo só porque “nunca mais vou ter a chance de comer isso de novo!”. Evite, principalmente, o excesso de carboidratos simples (farinha e açúcar) e comidas com muito creme e lácteos. Experimente o suficiente para conhecer e saborear a comida, e evite a letargia pós orgia alimentar, assim como o ganho de peso nas viagens.
6 – Cuide do seu agni:
Se você perceber, isso já foi dito acima de formas indiretas. Cuidar do fogo digestivo é importantíssimo para aproveitar a sua viagem sem intercorrências. Use chás digestivos, observe se seu corpo está apto para receber tal alimento, e coma apenas quando estiver com fome. Comer sem fome sobrecarrega o agni e reduz sua capacidade de digerir o que é ingerido. Isso prejudica a absorção dos nutrientes e a eliminação dos excessos, desequilibrando todos os doshas de alguma forma.
7 – Relaxe:
Você está passeando. Se é mais pitta, pode ter a tendência de querer controlar todos os horários da viagem, com programações estabelecidas por dia e local. Organização é ótimo, mas deixe espaço para o improvável e permita-se surpreender!
É mais importante estar presente em tudo que fizer, do que tentar fazer todos os passeios sugeridos pelos amigos, familiares e guias turísticos.
8 – Descanse:
Não é porque você está viajando que precisa fazer 500 coisas por dia. O descanso é necessário, assim como na sua rotina normal. O excesso de movimento desequilibra vata, e pode irritar pitta (principalmente se algo sair “fora do planejado” ou o horário da refeição for adiado).
E se você é kapha, também precisa de descanso e de um tempo para si durante a viagem, mas não deixe que isso se torne a parte principal, e você passe todos os dias no quarto, vendo TV.
Importante lembrar que você deve tentar descansar bem antes de viajar também. Se você já começa a viagem extremamente estafada(o), muito provavelmente, a viagem vai te cansar ainda mais, e você voltará exaurido, precisando tirar férias das férias.
Uma boa dica, que também é ótima para manter os doshas em equilíbrio, é fazer uma massagem suave ao final de cada dia de andança pelos lugares novos. Como já disse, todo o movimento da viagem prejudica vata dosha. A massagem ajuda a acalmar o sistema nervoso, relaxar os músculos e melhorar a circulação. Cinco minutinhos antes do banho podem operar milagres!
9 – Alongue-se:
Nas paradas do carro, dentro do avião e ao final de cada dia da viagem, alongue-se. Ative a circulação, deixe a energia correr pelo corpo, massageie os órgãos, e evite inchaço, intestino preso, caimbras e tensões.
10 – Deixe um dia vago para a sua volta:
Voltar de viagem e já correr pra mesa de trabalho não é a melhor escolha. Procure deixar pelo menos um dia de “readaptação” entre a sua volta e o retorno pras suas atividades.
Evite se sobrecarregar de atividades no retorno pra casa, tenha um tempo de quietude, alongue-se, deixe seu corpo perceber que você está de volta em casa.
11 – Evite a “gripe pós férias”:
Já reparou quantas pessoas voltam de viagem e ficam doentes? Quando saímos de nossa rotina e não tomamos os devidos cuidados, nosso corpo sente e nosso sistema imune fica sobrecarregado. Mantendo as rotinas que forem possíveis, cuidando do agni e da alimentação, se dando tempo para curtir e para descansar com equilíbrio, voltamos descansados e fortalecidos.
Siga as dicas acima e aproveite sua viagem!
Namastê