Assim como os doshas aumentam ou diminuem conforme a hora do dia, e as estações do ano, eles também passam por essas alterações durante nosso ciclo menstrual.
No período em que a mulher está menstruada, o dosha predominante é vata (principalmente seu subdosha apana vayu, que rege o movimento descendente). Nessa fase de limpeza, segundo a ayurveda, a mulher deveria se resguardar um pouco mais, evitando o excesso de tarefas, atividades físicas extenuantes e relações sexuais. O consumo de alimentos cozidos, de fácil digestão, é o mais indicado pra esse momento.
Na fase seguinte, a fase proliferariva e ovulatória, quem predomina é kapha, que nutre e prepara o corpo para uma possível concepção. Nessa fase é indicado aumentar o consumo de alimentos picantes e virya (potência) quente, para ajudar a saída do óvulo.
A fase pós ovulatória é a fase pitta, sendo esse um período de ótimo metabolismo e capacidade digestiva. É uma excelente fase para colocar projetos em prática, estabelecer suas metas e potencializar seus sankalpas, pois temos mais clareza mental. Alimentos que exijam mais da digestão são melhor metabilizados nessa fase, e atividades físicas são muito bem vindas.
O interessante é sempre se observar, pois cada mulher é única, e seu ciclo também. Mulheres com predominância vata costumam ter o ciclo mais curto e irregular, as pittas costumam ter o ciclo bem redondinho, e as kaphas ciclos mais longos. Por isso, aquela data famosa do dia 14 do ciclo, por exemplo (da ovulação), não vai rolar pra todo mundo.
O esquema da imagem abaixo é uma média para você entender um pouco a influência de cada dosha no ciclo menstrual.
Você recomenda algum livro de leitura mais profunda sobre o assunto ?
Talvez te interesse o Medicina Ayurvédica para a Mulher.