Inverno está aí, e, num país tropical como o nosso, muitas vezes isso significa oscilações de temperatura e umidade que fazem o sistema imune estar sempre em estado de atenção, ficando mais susceptível à gripes e resfriados. Essa época é, para muita gente, sinônimo de coriza, espirros, fadiga, dores pelo corpo, febre e muitos outros sintomas já bastante conhecidos.
Além de se hidratar bastante (com água ou chás), existem muitos alimentos disponíveis na natureza que podem ajudar você a dar uma força extra ao seu sistema imunológico, prevenindo o surgimento de doenças e auxiliando na recuperação de um resfriado já instalado.
Abaixo listo 7 alimentos que irão fortalecer seu sistema imune e te ajudar a manter o resfriado bem longe nesse inverno!
1 – Aveia: Fonte de beta-glucanas, um tipo de fibra que, não só ajuda na diminuição da absorção de açúcar e redução do colesterol no sangue, mas também tem poder antimicrobiano e antioxidante. Fortalece o sistema imune e acelera a cicatrização. Também é fonte de zinco e selênio, muito importantes para o sistema imune.
2 – Alho: Esse tempero, tão famoso nos refogados da comida do brasileiro, contém um componente chamado Alicina, que age contra infecções virais e bacterianas. Porém, a melhor forma de obter tais efeitos da alicina, é consumindo o alho cru. Um dente por dia cortado ou macerado antes do consumo, para que haja liberação da alicina, já ajuda a fortalecer o organismo.
3 – Cogumelos: Talvez você veja o cogumelo apenas como uma parte integrante da alimentação vegetariana. Mas os cogumelos também ajudam a aumentar a produção das células brancas do corpo, as células de defesa. Além de aumentar a produção, os cogumelos também deixam essas células mais ativas, fazendo com que o sistema imune fique ainda mais forte para agir contra processos inflamatórios.
4 – Frutas e vegetais ricos em vitamina C: A vitamina C já é a vedete dessa época do ano há muitos anos! Potente antioxidante, ela age no combate aos radicais livres e fortalece o sistema imune, deixando-o mais forte para lutar contra vírus e bactérias. Na natureza você pode encontra-la em frutas como acerola, morango, laranja, kiwi, caju, limão e abacaxi, dentre outras, e em vegetais verde escuros, como couve, brócolis, agrião e espinafre. A vitamina C é extremamente sensível à luz, calor e ar, por isso compre os alimentos frescos e armazene-os na última gaveta da geladeira. Consuma-os assim que puder!
5 – Semente de abóbora: Sou apaixonada por ela! Vira e mexe falo sobre algum benefício dessa semente na minha fanpage. Dentre suas muitas qualidades, ela é fonte de zinco, um mineral essencial ao sistema imune, pois ajuda o organismo a produzir mais células de defesa. O zinco também é encontrado em castanhas e nozes, dentre outros alimentos. A semente de abóbora, assim como a castanha do pará e o alho, também é fonte de selênio, outro mineral com alto poder antioxidante e ótimo para o sistema imunológico.
6 – Gengibre: Muita gente só lembra dele nessa época mesmo, já que é popularmente conhecido por seu poder de curar gripes e resfriados. Mas por que isso acontece? O gengibre tem poder anti-inflamatório, antioxidante e antisséptico, possui ação bactericida, e também é rico em vitamina B6, que estimula ações enzimáticas que protegem o sistema imune.
7 – Pimentão vermelho: O pimentão vermelho, além de ser uma ótima fonte de vitamina C, é também rico em betacaroteno, um tipo de carotenoide precursor de vitamina A. Isto é, você come o alimento com o betacaroteno e o corpo transforma esse carotenoide em vitamina A. A vitamina A tem um potente efeito antioxidante que ajuda o corpo a se fortalecer contra infecções. O betacaroteno está presente nos alimentos alaranjados/avermelhados, como cenoura e abóbora, e nos verdes escuros, como espinafre e couve.
Estes são apenas alguns dos alimentos que você pode consumir para deixar seu sistema imune mais forte e apto para lutar contra possíveis infecções e doenças. Falarei mais a fundo sobre alguns alimentos e nutrientes em posts posteriores.
Não custa lembrar que, no mundo de hoje, estamos constantemente expostos à poluição, agrotóxicos e estresse, agentes que aumentam a predisposição a doenças, principalmente num corpo mal nutrido. Por isso, se alimentar bem, realmente nutrir o corpo com vitaminas, minerais, fitoquímicos e etc, é tão importante! São esses componentes que vão manter seu corpo saudável e fazer toda a engrenagem dele funcionar corretamente.
Cuide da sua saúde!
Abraços e Gratidão!