Não subestime o poder de uma alimentação natural na prevenção de doenças crônicas. Inúmeros estudos (tá aí na internet pra quem quiser ver) mostram que uma dieta baseada em vegetais, frutas e legumes, está associada à um menor risco de desenvolvimento de cânceres, graças aos seus potentes fitoquímicos.
Como entramos no Outubro Rosa, mês de campanhas para conscientização do câncer de mama, e logo depois temos o Novembro Azul, referente ao câncer de próstata, nada melhor do que aprender um pouco mais sobre alguns (dos muitos) alimentos maravilhosos que a natureza nos dá!
1 – Crucíferas
Os vegetais crucíferos como a couve flor, o brócolis, o repolho e a couve de Bruxelas, são excelentes no combate ao câncer. Isso se deve à um composto fitoquímico chamado isoticianato. Inúmeros estudos já associaram esse fitoquímico à prevenção de cânceres, incluindo o de mama e de próstata.
Muitos desses vegetais ainda são ótimas fontes de glutationa, um potente antioxidante natural com propriedades anticancerígenas. O brócolis é a crucífera com maior quantidade de sulfarofano, um outro excelente antioxidante que estimula as enzimas detoxificantes que protegem o DNA.
Mas atenção, não cozinhe as crucíferas até ficarem moles. As melhores maneiras de comermos as crucíferas são cruas ou levemente cozidas no vapor.
2 – Frutas vermelhas
As frutas vermelhas são campeãs no índice ORAC, uma lista que mostra os alimentos com maiores poderes antioxidantes. Fontes riquíssimas de antocianinas, um potente antioxidante com propriedades anti-envelhecimento e capaz de reduzir o dano celular.
Essas frutinhas vermelhas e arroxeadas, como framboesa, mirtilo, jabuticaba, açaí, amora e romã, são fonte de inúmeros outros compostos fenólicos como luteína, zeaxantina e licopeno que fazem com que seus benefícios sejam ainda mais amplos, protegendo não só nossa imunidade, como também pele, olhos e coração, por exemplo.
3 – Oleaginosas e sementes
Sementes de chia, linhaça, gergelim, abóbora, girassol, cânhamo, castanha do Pará, nozes, amêndoas…além de serem muito saborosas, todas essas sementes e oleaginosas são fontes de gorduras boas, como ácidos graxos ômega 3 e 9, e vitaminas e minerais antioxidantes que são importantíssimos (ex.: zinco, selênio e vitamina E) para as inúmeras reações enzimáticas que nosso corpo precisa fazer para funcionar bem e nos proteger de agentes externos.
Quando germinamos as sementes potencializamos ainda mais seus poderes antioxidantes e sua carga de vitaminas e minerais.
Tanto as sementes quanto as oleaginosas podem ser usadas em saladas, sopas, smoothies, pães e várias outras receitas.
4 – Vegetais verde escuros
As folhas verde escuras deveriam ser protagonistas em toda alimentação que se preze. Fontes riquíssimas de vitaminas, minerais e enzimas, e baixas em calorias, as folhas como o espinafre, agrião, couve, bertalha e rúcula são exemplos de alimentos com propriedades antivirais, antibacterianas e recheados de antioxidantes como carotenos e vitamina C, e fitoquímicos que ajudam a combater o câncer.
Inclua sempre uma folha verde escura no seu dia.
5 – Ervas e especiarias
As pitadas de sabor e aroma da natureza nos dão também inúmeros benefícios para a saúde! Com potentes propriedades anti-inflamatórias, alimentos como cúrcuma, gengibre, alho cru, orégano, pimenta e manjericão, para citar alguns, são aliados poderosos no combate ao câncer.
A curcumina, ingrediente ativo da cúrcuma, que possui uma capacidade antiinflamatória enorme, está associada à redução no tamanho de tumores e prevenção de cânceres como o de mama e de cólon. A pimenta preta, ou pimenta do reino, potencializa a absorção da curcumina no nosso organismo. Então já sabe, sempre que usar cúrcuma, use também um pouco de pimenta preta junto.
Uma alimentação baseada em alimentos naturais fornece os nutrientes necessários para deixar seu corpo mais forte e saudável, e ajuda a prevenir muitas doenças, como o câncer.
Não deixe de ter uma alimentação variada e colorida no seu dia a dia. Converse com sua/seu nutricionista.