Hamburguer Vegano de Lentilha Vermelha

Quem gosta de testar hamburgueres veganos por aí, sabe a saga que é achar um que seja gostoso e não se desmonte todo enquanto você come. Já comi alguns bem ruins e pouquíssimos bons, infelizmente.
Pois eu consegui fazer uma receita que achei deliciosa, fácil e que não desmancha (amém, Senhor!) e vou compartilhar aqui com vocês \o/.

Mas antes, vou falar um pouco sobre o ingrediente principal, a lentilha vermelha (ou rosa).

Muita gente não sabe, mas a lentilha vermelha não precisa ficar de molho, pois já vem sem a casca. Isso já é um adianto incrível, e faz com que ela seja ótima pros momentos em que não tem nada pronto pra comer, e você não quer cair na besteira. É pá pum e tá pronto!
As leguminosas, de forma geral, são importantíssimas na alimentação vegetariana e vegana, pela quantidade de proteína que oferecem. Segundo a tabela da USDA, 100gr de lentilha vermelha crua tem 23,91gr de proteína. E, de acordo com a Lentils.org, 1/2 xícara dela já cozida, tem 12gr de proteína.
Além disso,são ricas em fibras, que auxiliam na função intestinal, na saciedade e na prevenção de doenças crônicas não transmissíveis, como câncer. Possuem boa quantidade de vitaminas e minerais como magnésio, fósforo, potássio e vitaminas do complexo B, que ajudam na promoção da saúde cardiovascular e dos ossos.
Lentilhas são excelentes fontes de ácido fólico, nutriente importante para a saúde do feto na gestação, e para a prevenção de infarto e doenças cardiovasculares, pois auxilia na redução da quantidade de homocisteína no sangue.

Agora vamos ao que você estava esperando, a receita!

Ingredientes:

– 1xíc de lentilha vermelha (essa lentilha não precisa ficar de molho)

– 1 e 1/2 xíc de farinha de grão de bico

– 1 ovo de linhaça (1cs de farinha de linhaça com 2cs de água. Deixar incorporar uns 15 minutos)

– 1/2 cebola

– 1 dente de alho

– 1/3 de beterraba cozida

– 1cchá de sal, 1cchá de páprica defumada, 1ccafé de cúrcuma, 1/2ccafé de cominho em pó

– pimenta do reino, salsa e cebolinha frescas a gosto

Modo de preparo:

Cozinhe bem a lentilha, até começar a desmanchar. Escorra, amasse com um garfo e reserve.
Num processador, bata a cebola, o alho e a beterraba. Adicione essa mistura à lentilha amassada. Coloque o ovo de linhaça e os temperos, e misture.
Vá adicionando a farinha de grão de bico aos poucos, até dar o ponto para fazer os bolinhos (fica ainda um pouco úmido, mas não gruda na mão).
Passe os bolinhos na frigideira com um fio de azeite de oliva ou óleo de gergelim.

Obs: Fica maravilhoso com guacamole!

Espero que você curta essa receita simples e nutritiva! Se fizer, me marca no instagram @nessamayer 🙂

Namastê

Referências:

https://www.heart.org/HEARTORG/Encyclopedia/Heart-Encyclopedia_UCM_445084_ContentIndex.jsp?title=folic%20acid%20and%20cardiovascular%20disease

lentils.org/health-nutrition/nutritional-information/

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5914352/

https://fdc.nal.usda.gov/fdc-app.html#/food-details/174284/nutrients

 

Deixe uma resposta