Propriedades e benefícios do Cominho

Jeera em sânscrito, e Cuminum cyminum, em termos científicos, o cominho é uma especiaria muito usada na culinária ayurvédica, pelo seu sabor e também pelas suas inúmeras propriedades, mas (ainda) um pouco deixada de lado pelos brasileiros. Junto com a erva doce e a semente de coentro, ele forma o famoso chá digestivo da ayurveda, que já ensinei aqui.

De sabor (rasa) picante e amargo, potência (virya) quente e efeito pós digestivo (vipak) picante, ele é interessante para todos os doshas. Dentre seus efeitos encontramos ação carminativa (reduz flatulência), estimulante, antioxidante, diaforética (sudorífera – dispersa calor), diurética, antibacteriana, antifúngica e eupéptica (facilita a digestão).
O cominho melhora a digestão e absorção, e fortalece os sistemas respiratório, digestivo e urinário.

Quanto aos nutrientes, que sei que muita gente gosta de saber, ele possui ferro, zinco, manganês, vitaminas do complexo B e potássio, entre outros. O cominho é comumente usado para tratar desordens digestivas, como diarreia e flatulência, alergias respiratórias, como a rinite, e também espasmos musculares. Além disso, já vem sendo estudado há anos no tratamento de doenças inflamatórias, cardíacas, diabetes e até câncer.

Se você ainda não usa o cominho nas suas receitas, dê uma chance à ele. E, se você já é adepto dessa especiaria, saiba que está colocando muito mais do que sabor na sua comida, está colocando também muita saúde!

Namastê

 

Referências:

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK92774/

https://academic.oup.com/fqs/article/2/1/1/4823052

Clique para acessar o 10.5530pj.2017.3.51.pdf

https://fdc.nal.usda.gov/fdc-app.html#/food-details/170923/nutrients

 

 

Deixe uma resposta