Antídotos Ayurvédicos

No último post falei sobre Viruddha Ahara, os alimentos incompatíveis segundo a Ayurveda.

Hoje, por outro lado, vou falar sobre os antídotos alimentares na alimentação ayurvédica.

Como já falei diversas vezes, tanto aqui, quanto no meu instagram, a digestão é super importante dentro da Ayurveda. Quando não estamos digerindo bem, mesmo que a gente coma um prato de salada, podemos desenvolver sintomas gástricos, como distensão e azia. Se essa deficiência na digestão é mantida, não tratada, esses sintomas vão piorando cada vez mais, podendo levar à doenças, como síndrome do intestino irritável e gastrite, por exemplo.

Dito isso, dentro da Ayurveda, sempre usamos especiarias e ervas com o intuito de melhorar a digestão de todo e qualquer alimento. Além do que, dá um sabor incrível, fora o aroma e a cara, né…ai, deu até aquela roncada no estômago aqui (são 11:26, enquanto escrevo. O agni já está começando a pedir o almoço…rs).

Existem alguns alimentos que são naturalmente mais difíceis de digerir (dependendo claro do organismo de cada um), como carnes, oleaginosas e leite, por exemplo. Mas isso não quer dizer que você não pode usá-los, caso queira. Na Ayurveda a intenção não é ter uma alimentação restritiva e complicada, muito pelo contrário! A ideia é justamente que você aprenda a se observar e perceber quais alimentos te fazem bem ou não, como está sua digestão, e como você pode, de forma prática, melhorar a composição do seu prato para otimizar tanto a digestão, quanto a sua saúde, por consequência.

Para facilitar a sua vida, segue abaixo uma lista com alguns desses alimentos, e como você pode usar as ervas e especiarias para melhorar a digestão de cada um deles, e evitar possíveis efeitos colaterais:

Leite:
Antídotos: noz moscada, cúrcuma, cravo e canela.

– Repolho:
Antídotos: óleo de gergelim, semente de mostarda e cúrcuma.

– Carnes vermelhas:
Muitas pessoas não se dão bem com carnes.
Antídotos: pimenta do reino ou caiena e cravo.

– Queijos:
Antídoto: pimenta do reino.

– Iogurte:
Antídoto: gengibre, cominho, canela e cravo.

– Aveia:
Antídoto: cúrcuma, semente de mostarda e cominho.

– Peixes:
Antídoto: limão, lima, coco, coentro.

– Álcool:
Antídoto: poderia dizer “não beber”, mas eu também curto um vinho e uma cerveja amarga. Depois de beber, você pode mastigar algumas sementes de cardamomo ou cominho. Mas isso não é receita para encher a cara. Ingerir pouco álcool ainda é a melhor coisa.

– Café:
Antídoto: cardamomo e noz moscada.

– Leguminosas:
Mesmo fazendo remolho, muitas pessoas não digerem bem as lentilhas, feijões e afins. Dentro da Ayurveda usamos muito o feijão moyashi, pela sua excelente digestibilidade. Porém, devemos ser realistas. O feijão moyashi não é uma realidade para muitas pessoas, tanto pela dificuldade de se achar em muitos locais, quanto pelo seu valor.
Então, para aqueles que consomem feijões e seus parentes, e tem sintomas digestivos, indico algumas ervas/especiarias.
Antídoto: louro, cominho, alho, cravo, pimenta do reino ou caiena, assafétida, gengibre e páprica.

– Ovos:
Antídoto: salsa, cúrcuma e cebola.

– Trigo:
Para muitos, de difícil digestão (e não estou falando de quem é celíaco. Nessa caso, a pessoa tem uma doença instalada!)
Antídoto: gengibre, cravo e erva doce.

– Arroz:
Antídoto: cardamomo e cravo.

– Salada de folhas:
Acredite! Existem pessoas que não digerem bem as folhas. por serem muito leves, frias e secas, aumentam muito Vata dosha e podem gerar gases e distensão abdominal.
Antídoto: um pouco de gordura (azeite, óleo de abacate ou de gergelim), para dar peso, semente de cominho, suco de limão, abafar/refogar levemente as folhas.

– Batata inglesa:
Antídoto: ghee, pimenta preta, alecrim e cominho.

– Manga:
Antídoto: cardamomo e ghee.

– Oleaginosas e amendoim:
Antídoto: deixar de molho ou aquecer levemente com especiarias (gengibre, cominho, cúrcuma).

– Banana:
Antídoto: cravo, canela, cardamomo e gengibre.

– Tomate:
Antídoto: coentro, sementes de mostarda e cominho.

– Cebola:
Antídoto: limão, semente de mostarda, cozinhar a cebola.

Claro que existem outros alimentos e outros ervas e especiarias, aqui fica a dica de alguns, e também uma chance de você começar a observar melhor o que cada alimento provoca em você.

Namastê

8 comentário em “Antídotos Ayurvédicos

  1. Liza Lopes

    Olá!
    Muito Obrigada por essa troca <3

    Tenho algumas dúvidas com relação a combinação dos antídotos:
    – Devo utilizar todos os elementos citados ou somente 1 deles é suficiente?
    – Devemos utilizados concomitantemente, certo?? Mas se por exemplo eu usar a cebola no arroz e nos Ovos somente cúrcuma e salsa o efeito será o mesmo?

    Responder
    1. NessaMayer Autor do post

      Você pode usar juntos ou apenas um. Lembre-se que são também especiarias, dão sabor, aroma e tem inúmeros outros benefícios! Na visão ayurvédica, são usados para balancear algum efeito negativo do alimento e/ou melhorar a digestão dele. Use conforme lhe apetecer mais.

      Responder
  2. Liza

    Olá!
    Gostaria de saber se devemos utilizar todos os antídotos ou somente um deles é suficiente?
    Por exemplo:
    Bananas: cozinhá-las, usar cardamomo, mel, canela.
    Se eu utilizar somente cardamomo?

    Responder
    1. NessaMayer Autor do post

      Eu coloco um monte de coisa na banana! Rs Canela, gengibre, cravo…o que tiver. Às vezes uso só canela, vai do dia. Não tem uma regra do tipo “use todos ou não use nada”.

      Responder
  3. Arlindo Bragança

    Olá.
    Gostaria de saber se a erva doce aqui mencionada é funcho ou anis. Na minha região erva doce pode ser chamada ás duas plantas. Por favor, podia mencionar o nome cientifico?

    Responder
    1. NessaMayer Autor do post

      Seria o anis (Pimpinella anisum), mas não o estrelado. No entanto, no ayurveda, o funcho e a erva doce são como semelhantes. Pode ser um ou outro.

      Responder

Deixe uma resposta