Panchakarma parte 3: As 3 fases

Se você não leu os dois primeiros posts sobre o Panchakarma, clique aqui para ler o primeiro, e aqui para ler o segundo.

Dito isto, vamos ao post de hoje, onde falaremos sobre as três partes do Panchakarma: Purva Karma, Pradhan Karma e Uttara Karma.

Um panchakarma não é apenas a fase dos cinco karmas. Ele tem, no mínimo, três semanas, que são divididas em três fases: a de preparação, a de eliminação e a de tonificação.

– Purva Karma, a preparação:
Essa primeira fase do Panchakarma é a que antecede e prepara o indivíduo para a eliminação.
Nessa fase, além de uma alimentação específica para reduzir ama e melhorar o agni, temos alguns procedimentos que são chamados de snehana interno, snehana externo e swedhana.

O snehana interno consiste em saturar o organismo com ghee ou óleo, associados a ervas amargas. O objetivo desse procedimento é solubilizar e mobilizar as toxinas que serão eliminadas na segunda fase do panchkarma.

O snehana externo é composto de terapias externas como abhyanga e bastis externos, por exemplo, que irão levar o movimento para o trato gastrointestinal, e acalmar a mente, o corpo e o coração.

O swedana é a aplicação de calor, via sauna, para expandir os srotas (canais), melhorar o agni e auxiliar na digestão de ama, e eliminação de toxinas.

– Pradhan karma (Pradhanakarma), a eliminação:
Na segunda fase do panchakarma é onde acontecem os cinco karmas: vamana, virechana, basti, nasya e rakta mokshana.

Para ler sobre cada processo, clique aqui.

– Uttara karma, tonificação:
Essa é a fase do “pós operatório”. O panchakarma é um processo tão profundo, que é visto como uma cirurgia, já que age à nível celular.
Ele retira coisas ruins, mas acaba retirando também um pouco de coisas boas. Por isso é de extrema importância seguir as orientações do seu terapeuta, para que seu corpo consiga atingir todos os benefícios desse processo.

Essa fase é dividida em duas partes: Samsarjna krama (pós operatório imediato) e Rasayana e Vajikarana (terapias de rejuvenescimento e afrodisíacas).

O pós operatório imediato consiste nos procedimento que você faz logo após passar por cada um dos cinco karmas, e nos primeiros dias após estes. Um retorno progressivo à alimentação, a permanência da alimentação anti ama e outras indicações dadas pelo terapeuta que te acompanhou.

As terapias de tonificação, rasayana (rejuvenescimento) e vajikarana (afrodisíacas), são, na realidade o ápice do panchakarma.
Muitas pessoas acham que a parte mais importante é a da eliminação, porém, os cinco karmas são o preparatório para a tonificação do organismo, através das terapias de rasayana e vajikarana. São elas que irão fortalecer nossa imunidade e nosso corpo como um todo. Porém, é necessário limpar o espaço antes de incluir as terapias de tonificação.

Essas terapias incluem alimentação, yoga, medicamentos de ervas específicas para cada caso, estilo de vida (dinacharya) e auto estudo/autoconhecimento.

 

Sempre importante lembrar que o panchakarma deve ser indicado e acompanhado de um terapeuta competente!

Namastê

Deixe uma resposta