10 alimentos que podem aumentar sua libido

Se existe um assunto que interessa a maioria das pessoas, esse assunto é sexo. Dentre todas as possíveis dúvidas e curiosidades que existem sobre o tema, você sabia que existem alimentos que podem aumentar sua libido? E também alimentos que podem melhorar a função erétil?

Dia 06 de setembro é dia do sexo (não vou nem explicar porque essa data foi escolhida, mas você pode ver aqui uma matéria sobre), então segue abaixo uma lista com dez alimentos que podem aumentar sua libido.

1 – Açafrão: Reza a lenda que Alexandre, O Grande, usava açafrão em seu arroz e chás, e que Cleópatra, tomava banhos com açafrão antes de encontrar seus amantes. Seu poder afrodisíaco estaria relacionado aos antioxidantes crocina, safranal e crocetina.

Foto: food.ndtv.com
Foto: food.ndtv.com

2 – Ostras: Um clássico dos alimentos afrodisíacos, antigamente algumas pessoas acreditavam que seu poder se dava ao seu formato e forma de comer. Porém, a verdade é que a ostra é riquíssima em zinco, mineral importantíssimo para a produção de hormônios masculinos e femininos.

Foto: markaddison.com
Foto: markaddison.com

3 – Melancia: Sim, você leu corretamente, melancia. A melancia possui um fitonutriente chamado citrulina, que dentro do corpo se converte em arginina, um aminoácido que relaxa os vasos sanguíneos. Embora não seja um alimento que age diretamente na disfunção erétil, a melancia pode aumentar o fluxo de sangue tanto para o pênis quanto para o clitóris, onde encontramos tecido erétil.

Foto: healthline.com
Foto: healthline.com

4 – Oleaginosas: Amendoim e nozes contém L-arginina, um aminoácido importante na produção de óxido nítrico, que ajuda os homens a manterem a ereção por mais tempo. As amêndoas são excelentes fontes de ácidos graxos essenciais, fundamental na produção de hormônios masculinos. Além disso, dizem que o cheiro das amêndoas é afrodisíaco para as mulheres. A castanha do pará, assim como a amêndoa, é ótima fonte de selênio, que ajuda a combater a infertilidade. As oleaginosas também são ricas em zinco, que atua na produção dos hormônios sexuais e aumenta a libido.

Foto: eatthis.com
Foto: eatthis.com

5 – Gengibre: O gengibre tem inúmeras propriedades benéficas ao organismo. Já falei dele na minha fanpage algumas vezes. Dentre seus benefícios, estão a melhora da circulação sanguínea e da saúde arterial. Não preciso nem dizer porque uma boa circulação é excelente nesses momentos, né?

Foto: herbalmediesadvice.com
Foto: herbalmediesadvice.com

6 – Banana: Fonte de magnésio e vitamina B6, importantes na produção de hormônios sexuais, a banana também é ótima fonte de triptofano, essencial à produção de serotonina, o hormônio do prazer e bem estar. Outra excelentes fontes de triptofano são a aveia e o cacau. Que tal um chocolate 70%?

Foto: agronovas.com.br
Foto: agronovas.com.br

7 – Pimenta: Aquele calor que a pimenta dá, não é a toa. Ela é fonte de capsaicina, um estimulante do metabolismo, estimula a circulação e favorece o fluxo sanguíneo. A capsaicina também estimula a liberação de endorfinas, que aumentam a sensação de bem estar e aumentam o desejo sexual.

Foto: nationalpainreport.com
Foto: nationalpainreport.com

8 – Figo: Fonte de aminoácidos, potássio e ferro, todos importantes componentes para uma boa saúde sexual. Dizem que o figo era a fruta preferida da Cleópatra e os antigos associavam o figo a fertilidade e ao amor.

Foto: nutritiouslife.com
Foto: nutritiouslife.com

9 – Espinafre: Boa fonte de manganês, essencial à produção de estrogênio, o hormônio sexual feminino. Rico em zinco, assim como todas as folhas verde escuras, e também ótima fonte de ácido fólico, que age como coenzima na produção de serotonina.

Foto: authoritynutrition.com
Foto: authoritynutrition.com

10 – Frutas vermelhas: de uma forma geral, essas frutas sempre foram ligadas à sensualidade. Talvez por sua cor, mas o fato é que as “berries” são ricas em flavonoides, que vem sendo associados em estudos a menores incidências de disfunção erétil. O que já está comprovado é que as frutas vermelhas são ótimas para um melhor fluxo sanguíneo, que já vimos que é essencial para uma ereção mais duradoura.

Foto: modernfarmer.com
Foto: modernfarmer.com

Não é para se entupir de nenhum desses alimentos. Tudo em excesso pode causar prejuízos à saúde. Se você sofre de problemas referentes à infertilidade, disfunção erétil ou falta de apetite sexual, procure ajuda individualizada. Vale lembrar que sedentarismo e estresse também são cofatores para todos esses problemas.

De qualquer forma, não custa incluir esses alimentos na alimentação do dia a dia. Uma banana com aveia num lanche, uma taça de vinho (flavonoides) num jantar, um suco de melancia com gengibre, um pouquinho de açafrão no arroz, etc. Alimentação variada e equilibrada é o que você deve procurar manter na sua rotina alimentar.

Agora, vai lá e aproveita o dia de hoje. 😉

Deixe uma resposta