Barra de damasco, côco e nuts

Outro dia me toquei que a última vez que postei uma receita tipo “energy bites” foi quando escrevia para o “Corre Paula”, em 2014! Honestamente, não sei porque isso aconteceu, já que esse tipo de receita é super prática, dá pra variar bastante e pode ser usado como lanche e como pré treino.

Em tempo, acho que a receita que postei no “Corre Paula” naquela época nem está mais no ar. Vou refazer e postar aqui 😉

Muitas dessas receitas levam amendoim/pasta de amendoim e cacau/chocolate. Eu amo os dois. Muita coisa! Mas sei que te muita gente que não curte tanto assim (não sei como…kkkk), então essa de hoje não leva nem um, nem o outro.

Essa barra de damasco com coco e nuts tem um sabor bem marcante do damasco, então se você não gosta de damasco, nem adianta tentar. No entanto, o damasco pode ser substituído por tâmaras ou ameixas secas, por exemplo. Na verdade, esse tipo de receita é muito fácil de adequar ao seu gosto. Dá pra trocar a base de frutas secas, as oleaginosas, os complementos…tudo! É só escolher o que você mais gosta e ser feliz!

O damasco tem vitamina C, betacaroteno, fibras, cálcio, magnésio, fósforo, potássio e muito mais. É ótimo para a saúde da pele, cabelo, olhos, sistema imune e intestino. Ele costuma ser mais seco do que outras frutas secas, como a tâmara, por exemplo. Então sugiro deixar de molho, pelo menos 30 minutos, antes de fazer a receita.

Foto: healthydietbase.com
Foto: healthydietbase.com

Na amêndoa, que é uma delícia, encontramos gorduras monoinsaturadas, proteínas, fibras, vitamina E, magnésio e manganês, pra citar os principais. Ela é ótima para a saúde cardiovascular, saciedade e retardo do envelhecimento celular, dentre outras coisas.

A castanha de caju, a oleaginosa preferida de muita gente, conta com ferro, cobre, vitamina E, vitamina K, vitamina B6, carotenóides (antioxidantes) e gorduras monoinsaturadas, além de outros nutrientes. Auxilia na saúde dos olhos, do coração e sangue, dá saciedade e fortalece a imunidade, além de ser super versátil!

Foto: exportersindia.com
Foto: exportersindia.com

O coco anda bem famoso por conta da sua gordura, conhecida como “triglicerídeo de cadeia média”, que pode ajudar a dar aquele boost na performance esportiva (vai de organismo para organismo). Mas ele também fornece, fibras, ferro, um pouco de cálcio e de proteína, e é muito gostoso (eu acho, pelo menos…XD).

Foto: marksdailyapple.com
Foto: marksdailyapple.com

Pra fazer essa barra, você vai precisar de:

  • 1 e 1/2 xícara de damasco seco (talvez tenha que deixar de molho, como dito acima)
  • 1 xícara de amêndoas
  • 2 colheres de sopa de manteiga de coco
  • 1 e 1/2 colher de sopa de pasta de castanha de caju
  • 1 colher de sobremesa de melado (opcional)
  • 1 colher de café de gengibre em pó (opcional. Antioxidante e ótimo para pré treino!)
  • coco ralado para colocar por cima

Triture as amêndoas num processador até virar uma farinha, e reserve em outro recipiente.

Processe os damascos com a manteiga de coco, adicione a farinha de amêndoas, a pasta de castanha de caju, o melado e o gengibre, até virar uma massa meio grudenta. Sugiro ir batendo aos poucos. Bate um pouco, mistura com uma colher e bate mais um pouco.

Coloque essa massa numa forma com papel manteiga e amasse com as mãos. Deixe no freezer por 15 minutos.

Retire do freezer, coloque o coco por cima (pode dar uma apertadinha) e corte as barras.

Guarde na geladeira.

Você pode usar como um lanche no meio do dia, como pré treino, ou até quando precisar de um docinho.

20171110_153645

Deixe uma resposta