Existe um ditado na Ayurveda que diz “Você não é o que você come. Você é o que você digere.”
Acho que, com essa frase, dá pra perceber a importância que a digestão tem dentro da Ayurveda, né?
Sendo a nossa digestão um dos pilares da Ayurveda, existem, nessa medicina, inúmeras receitas de tônicos, masalas, tinturas, medicamentos e chás, pra citar alguns, que fortalecem nosso agni (nosso fogo digestivo) justamente para que possamos ter e manter uma boa digestão sempre. Em ayurveda, os distúrbios digestivos são a raiz de todas as doenças.
E uma dessas receitas é o chá que trago hoje pra vocês. Um chá tradicional da medicina Ayurveda, super simples e muito poderoso!
Esse chá é feito com a mistura de três sementes muito utilizadas na Ayurveda, que são as sementes de cominho, coentro e erva doce.
Essas três especiarias são comumente usadas juntas, pois melhoram a digestão e absorção, sem aumentar pitta. O coentro é uma das melhores ervas para pitta, pelo seu poder refrescante. O cominho é um antídoto (equilibra) para alimentos muito picantes e quentes. A erva doce é uma excelente erva para tratar distúrbios digestivos, como cólicas e flatulência.
O chá de cominho, coentro e erva doce pode ser tomado 30 minutos após as refeições, ou em pequenos goles durante o dia (deixe numa garrafa térmica), caso você esteja sentindo que sua digestão não está muito boa.
Essa mistura é excelente para tratar gases, distensão abdominal, indigestão, sensação de empachamento e outros distúrbios digestivos.
Além disso, como cada uma dessas sementes contém minerais, vitaminas, e compostos bioativos próprios, esse chá também proporciona melhora na resistência insulínica, auxilia na redução da pressão sanguínea, tem efeito calmante, reduz inflamação e sintomas da TPM.
Para fazer esse chá digestivo você vai misturar partes iguais das três sementes, como 1 colher de sopa de cada, por exemplo. Jogue as 3 sementes numa frigideira, sem nada (nenhum tipo de óleo) e acenda o fogo baixo. Isso irá despertar as propriedades das especiarias.
Vá mexendo devagar e, quando o aroma das sementes começar a exalar, desligue o fogo e espere esfriar.
Guarde num pote bem fechado, de preferência ao abrigo da luz.
Para fazer 1 xícara de chá, aqueça 200ml de água junto com 1 colher de chá das sementes tostadas. Quando ferver, desligue o fogo e deixe em infusão (tampe) por 5 a 10 minutos. Beba ainda morno.
Experimente e sinta os resultados!
Namastê