Você, muito provavelmente, já deve ter ouvido falar em Golden Milk. Essa bebida de raiz indiana é uma mistura de leite com especiarias, em especial a cúrcuma (por isso o golden), que traz muitos benefícios para a saúde. Essa bebida é usada a milhares de anos para tratar distúrbios digestivos, dores articulares, prevenir resfriados, auxiliar o sono e tantas outras coisas!
Existem centenas de receitas de golden milk, eu mesma não sei exatamente qual seria a original, se é que isso existe (pode ser que cada região ou família tenha a sua, como as masalas). Mas, uma coisa que sei, é que a base do golden milk é a cúrcuma. Então, se você não gosta de cúrcuma, pode ser que estranhe um pouco o sabor da bebida.
Minha receita leva 7 especiarias: cúrcuma, gengibre, canela, noz moscada, cardamomo, cravo e pimenta do reino. E cada uma delas tem seus benefícios.
Cúrcuma:
Essa especiaria já deve ser sua conhecida, pelo menos de nome. E ela é tão famosa, graças à curcumina, seu composto que dá sua cor dourada e gera os maravilhosos efeitos anti inflamatórios, antioxidantes e antimicrobianos, fortalece o fígado, e auxilia a prevenir doenças cardiovasculares e câncer.
A cúrcuma é usada na medicina Ayurveda a milênios, para tratar inúmeros problemas de saúde, desde fadiga até distúrbios digestivos, passando por dores articulares e doenças virais.
Já falei mais sobre ela aqui.
Gengibre:
Esse é famoso há mais tempo aqui no Brasil. É um rizoma, assim como a cúrcuma, e também traz muitos benefícios para a saúde.
Muito usado em tratamentos de náuseas, flatulência, vômitos e resfriados, também é anti inflamatório, antimicrobiano, antioxidante, e inibe a agregação plaquetária. O gengibre é usado desde sempre na medicina Ayurveda, assim como todas as especiarias que tem no meu blend.
Canela:
Se você não conhece canela, suponho que não seja do planeta Terra. Essa é uma das poucas especiarias conhecida por todos. Mães e avós de todo o Brasil já usaram em mingaus, bolinhos de chuva, bolos e biscoitos, e, por isso, a canela chega a ter um pedaço do coração de muitos.
Termogênica, a canela também é antisséptica, analgésica, diurética, estimulante da circulação, e é utilizada no tratamento de distúrbios digestivos, respiratórios e até em casos de diabetes, por ter um efeito positivo na resposta insulínica.
Noz moscada:
Essa eu sei que muita gente não conhece, outros conhecem de nome, mas nunca viram. A noz moscada pode ser usada em pratos doces ou salgados, e costuma aparecer em receitas que levam leite e derivados, pois auxiliam a digestão do leite, que é um alimento denso e frio.
Aqui ela já apareceu na receita do leite ayurvédico para insônia, pois ajuda a reduzir a pressão arterial e possui efeito sedativo. Também é carminativa e afrodisíaca.
Cardamomo:
Essa especiaria ainda não é muito utilizada pelos brasileiros, acredito que pela falta de conhecimento em como utilizá-la. O cardamomo é muito utilizado na Índia para melhorar o hálito, prevenir cáries e auxiliar a digestão, além de neutralizar os efeitos do café.
É antioxidante, anti inflamatório, carminativo, expectorante, antibacteriano e ajuda a reduzir a pressão arterial.
Cravo:
Tem gente que só vê o cravo no beijinho das festas infantis e no arroz doce nas festas juninas, mas o cravo tem propriedades incríveis para a sua saúde (mas calma, que não vou mandar você mastigar o cravo).
Antifúngico, expectorante e antimicrobiano, o cravo é ótimo para a saúde dos pulmões e do estômago.
Pimenta do reino:
Nas receitas mais tradicionais, ela costuma estar presente já que a pimenta do reino ajuda a absorver a curcumina, o composto da cúrcuma. Além disso, a pimenta do reino é digestiva, tônica, termogênica e antibacteriana.
Para fazer o meu mix, você vai misturar:
– 2 colheres de sopa de cúrcuma em pó
– 1/2 colher de sopa de gengibre em pó
– 1 colher de chá de canela em pó
– 1/2 colher de chá de noz moscada em pó
– 1/2 colher de chá de cardamomo em pó
– 1/4 colher de chá de cravo em pó
– 1/4 colher de chá de pimenta do reino em pó
Misture bem todos os ingredientes e transfira para um pote de vidro. Feche bem e guarde o vidro num ambiente seco e longe da luz. Eu faço pouco, para que as especiarias sejam sempre mais frescas. Não adianta comprar meio quilo de cúrcuma pra usar em 1 ano, os efeitos vão se perdendo nas especiarias em pó.
Se você puder triturar na hora, ao invés de comprar tudo já em pó, terá especiarias mais frescas e, portanto, melhores efeitos. Mas pode comprar em pó também. Fique atenta à data de fabricação, sempre que possível.
Para fazer o Golden Milk, aqueço 200ml de leite (pode ser de vaca ou vegetal, mas tem que ser um leite encorpado. Com leite ralo não fica bom! Se você não sabe fazer leite vegetal, clica aqui.) sem deixar ferver. Quando começam a aparecer as primeiras bolhas, coloco o fogo no mínimo, adiciono 1 colher de café da mistura e mexo com a ajuda de um fouet. Depois de 1 minuto, desligo o fogo e deixo esfriar um pouco para beber.
Cuidado com o fogo alto, para não queimar as especiarias!
Caso você sinta necessidade de adoçar, pode usar açúcar mascavo, xarope de bordo (maple syrup) ou mel (espere esfriar para colocar o mel).
Você pode beber o golden milk de manhã ou à noite, antes de dormir. Você também pode utilizar essa mistura em outras receitas, como mingaus, smoothies, sopas…vai testando e vê o que acha.
Namastê
https://www.nccih.nih.gov/health/turmeric
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK92752/
https://www.nccih.nih.gov/health/ginger
https://www.nccih.nih.gov/health/cinnamon
https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/20361714/
https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/20361714/
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3074903/