O outono é uma época em que a natureza, e nosso organismo, se prepara para os meses mais frios. No começo da estação, ainda estamos (principalmente em países tropicais como o nosso) nos livrando do calor que foi acumulado no verão e não sentimos tanta vontade de comer alimentos típicos de outono.
Porém, à medida que os dias vão passando, e nos aproximamos cada vez mais do inverno, nosso corpo começa a pedir alimentos mais doces e úmidos, que vão ajudar a equilibrar vata dosha (que está em evidência nessa estação) e nutrir todos os nossos tecidos.
Um adendo, quando falo de alimentos doces, não estou falando de açúcar, mas de alimentos com o sabor predominantemente doce, segundo a Ayurveda, como raízes e aveia, por exemplo. Se você não sabe do que estou falando, clica aqui.
Nessa época que estamos, fim do outono, é interessante reduzir alimentos muito secos, frios e crus.
Incluir óleos como gergelim e ghee, e especiarias quentes, como canela, cominho, cravo e gengibre, também é recomendado.
E, como sempre, preferir alimentos da época, que são exatamente os que nosso corpo precisa.
Então, fica aqui a sugestão de 5 receitas pro café da manhã. Receitas fáceis e rápidas, que vão nutrir seu corpo e sua alma!
1 – Mingau de aveia com banana e especiarias:
Ingredientes:
– 1 banana média, cortada em rodelas
– 1/2 xíc de aveia em flocos finos
– 200ml de leite de amêndoas (ou um bom leite de vaca, se consumir)
– Canela, gengibre, cravo e cardamomo (tudo em pó, na quantidade do seu gosto)
– 1 “pitada” de óleo de coco ou ghee
– 1cchá de nibs de cacau (pra colocar em cima)
– 1 gota de extrato de baunilha (opcional)
Modo de Preparo:
Numa panela, colocar o óleo de coco ou ghee e ligar o fogo para aquecer a gordura. Colocar as especiarias para dar uma despertada nas propriedades.
Adicionar a aveia e mexer. Vá colocando o leite aos poucos, para ver se precisa de mais ou menos do que o indicado (tem gente que gosta de mingau mais grosso, tem gente que prefere mais ralo). Coloque metade da banana para cozinhar junto.
Quando estiver no ponto desejado, retirar do fogo e colocar num bowl. Coloque o resto da banana e o nibs de cacau, e mais canela, se desejar.
2 – Batata doce com tahine
Ingredientes:
– 1 batata doce pequena
– 1 pitada de sal
– 1 pitada de cominho em pó
– 1 pitada de ghee
– 1 colher de sopa de tahine
Modo de preparo
Lave e corte as batatas de forma longitudinal, formando fatias de batata doce. Coloque numa panela com água e cozinhe até o ponto desejado (não deixe ficar mole, é pra ela ficar cozida, porém firme). Escorra.
Na mesma panela (sem água), coloque o ghee e o cominho. Depois passe as fatias de batata levemente nessa mistura.
Sirva as fatias com o tahine.
3 – Leite com tâmaras, cacau e especiarias
Ingredientes:
– 2 tâmaras sem caroço
– 300ml de leite de amêndoas (ou um bom leite de vaca)
– 1ccafé de cacau em pó
– Canela, noz moscada e cardamomo em pó (1 pitada de cada. Se puder, moa na hora)
– 1cchá de açúcar mascavo ou demerara (também pode usar melado ou xarope de bordo)
Modo de preparo:
Bater todos os ingredientes no liquidificador e beber.
Obs: caso as tâmaras estejam muito secas, deixe-as de molho, em água morna, por uns 10 minutos.
4 – Panqueca de aveia ou quinoa (sugestões de recheios abaixo)
Ingredientes:
– Aveia em flocos finos ou quinoa em flocos suficiente para cobrir a frigideira
– Água
Modo de preparo:
Coloque a aveia/quinoa na frigideira e adicione água aos poucos. Vá misturando e formando uma pastinha, que você vai moldar (apertando) na frigideira. Ligue o fogo médio para baixo e deixa soltar. Vire e asse do outro lado.
Obs: é normal não ficar muito bonito nas primeiras vezes, porque a gente vai entendendo quanto de água colocar com o tempo. Mas é uma receita super prática, então, vale a pena testar algumas vezes.
Recheios:
– Se for fazer salgada, coloque na frigideira (sobre a massa já aberta) uma pitada de sal, cúrcuma e pimenta do reino (ou outros temperos do seu agrado). Sugestões: tahine, pasta de abacate, ghee com tofu mexido, hommus.
– Se for fazer doce, pode pôr uma pitada de canela e de cravo em pó. Sugestões: banana ou figo assada(o) com especiarias, geléia de frutas vermelhas com cardamomo, pasta de avelã com cacau (não é nu____a, pelámordeshiva!).
Existem inúmeras outras possibilidades de receitas para café da manhã com frutas ou vegetais da época (um muffin de abóbora com coco, que tal?), mas quis trazer preparações que fossem rápidas, para fazer mesmo sem muito planejamento.
Observe a natureza e perceba o que ela oferece em cada estação do ano. Ela é muito sábia e nos dá tudo aquilo que precisamos!
Namastê
Vanessa, qual marca de leite de vaca é bom? Obrigada
Oi Fabiana, não iria pela marca, e sim pelo tipo. Pra mim, o leite pasteurizado seria melhor. Ele tem validade menor, pois não é uht, o leite “longa vida”. O leite uht perde todas as bactérias no processo de fabricação, o pasteurizado mantém as bactérias boas. O uht também sofre uma perda de nutrientes que o pasteurizado não perde. E, dentre os pasteurizados, o melhor é o tipo A. Mas tudo depende de quanto você usa, e se pode passar no mercado pra comprar com mais frequência ou não.